segunda-feira, 2 de março de 2015

Aquilo que verdadeiramente interessa...

"Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu só com eles para um lugar retirado num alto monte e transfigurou-Se diante deles." Mc 9,2
Gosto de observar as pessoas... de reparar no que as move... De ver as suas atitudes perante este ou aquele acontecimento... Na verdade, acho que muitos de nós, e eu próprio incluído,  perdemos muito tempo com aquilo que não interessa… Não percebemos que a vida plena está no amor levado até às últimas consequências (até ao dom total da vida), e não na preocupação egoísta com os nossos interesses pessoais, com o nosso orgulho, com o nosso pequeno mundo privado; está no serviço simples e humilde em favor dos dos mais débeis, dos mais marginalizados, dos mais infelizes, e não no assegurar para si próprio uma dose generosa de poder, de influência, de autoridade, de domínio, que dê a sensação de pertencer à categoria dos vencedores; está numa vida vivida como dom, com humildade e simplicidade, e não numa vida feita de um jogo complicado de conquista de honras, de glórias, de êxitos. Na verdade gosto de pensar nisto, onde é que está a realização plena do homem? Quem tem razão: Deus, ou os esquemas humanos que hoje dominam o mundo e as nossas vidas?

Por vezes somos tentados pelo desânimo, porque não percebemos o alcance dos esquemas de Deus; ou então, parece que, seguindo a lógica de Deus, seremos sempre perdedores e fracassados, que nunca integraremos a elite dos senhores do mundo e que nunca chegaremos a conquistar o reconhecimento daqueles que caminham ao nosso lado… 

A transfiguração de Jesus grita-me, do alto daquele monte: não desanimes, pois a lógica de Deus não conduz ao fracasso, mas à ressurreição, à vida definitiva, à felicidade sem fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário