segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Juízo final

Apenas fui a tribunal uma vez, uma única vez, e na condição de testemunha...mas tudo ali impressiona... desde as instalações, aos funcionários judiciais, aos advogados de defesa e de acusação, passando pelo juiz...o testemunho ser gravado, o juramento que é necessário fazer...a certeza nas palavras que têm que ser ditas... é sem dúvida um ambiente que me intimida...

Curioso que no fim de semana em que é detido, pela primeira vez na história portuguesa, um ex-primeiro ministro, São Mateus nos apresenta a parábola do Juízo Final...

Uma parábola onde todos estamos representados: uma humanidade de todas as raças, línguas, culturas e religiões. Prontos a escutar uma palavra decisiva sobre o passado que vai abrir um futuro.
Mas com que critério? Poderíamos nós perguntar. Com que critério é que Jesus separa uns dos outros? Os bons dos maus? O critério é o amor. Mas um amor que não é apenas um sentimento, que não é apenas uma emoção passageira. Um amor que é feito de gestos, de atos, de palavras, de atitudes concretas. E, por isso, é um amor que se traduz no serviço aos mais necessitados, aos mais pobres, àqueles que estão na prisão, àqueles que estão doentes. Um amor que vai ao encontro, que sai de si para ir ao encontro do outro. Que procura e arranca as raízes de tudo o que prolonga o sofrimento no tempo, principalmente o sofrimento que a indiferença, a ganância, a preguiça, a violência geram.

A mensagem desta parábola é clara e inequívoca: o que fazemos pelos outros é decisivo. Uma humanidade melhor (e certamente mais feliz) não se faz à custa de um bem estar que exclui muitos, de um esbanjamento que escandaliza, de um fechar os olhos a quem nos rodeia.

Estamos quase a entrar no natal, essa época fantástica, e que tal surpreendermo-nos a nós próprios e concretizar em gestos o que defendemos em teoria?

1 comentário:

  1. Uma fantástica reflexão, como é natural neste blogue! Foi bastante interessante espreitar esta parábola :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar