segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Dar nas vistas...

"Destruí este templo e em três dias o levantarei.” Jo 2, 19

Consegues imaginar o que seria um tipo entrar no Palácio de Belém e começar a destruí-lo? E se fosse no Palácio de São Bento? Das duas uma: ou é alguém que não joga com o juízo todo ou então alguém que ganhou coragem de acabar com as mordomias dos deputados...

À época, nas devidas proporções, qualquer um destes atos era menos devastador do que aquele que Jesus protagonizou quando entrou no templo, expulsou os vendilhões e derrubou as mesas dos cambistas. Não estamos habituados a ver Jesus a reagir assim tão violentamente. E podemos perguntar: Porquê? Porque é que Jesus reagiu assim?

No fundo não é a imponência do edifício que conta...De que vale ter uma casa enorme, super bem decorada, com uma super piscina e um brilhante jardim se não temos comida na mesa, se não temos pão para a boca?

Não estou com isto a dizer que ter uma casa bonita é mau...aliás quem não ambiciona viver numa casa que dê nas vistas? Mas enquanto não está garantido o essencial não devemos pensar no supérfluo... E devia ser assim em tudo... Quantas vezes vejo por aí pessoas com grandes carros mas que vivem em condições miseráveis?

Li algures que  "as igrejas são como as bananas; o edifício é a casca, mas o que importa é o que está lá dentro, as pessoas é que valem!” 

Construir igrejas não é o objetivo principal de uma comunidade. Claro que é necessário um lugar de encontro, de oração, de partilha, de comunhão e de acolhimento. Mas o que conta são mesmo as pessoas, animadas pelo amor de Jesus e com vontade de crescer em fraternidade, com coragem de abrir portas e janelas (ainda que se apanhem alguns resfriados, morrer sem oxigénio é bem pior!), de ser fora o que são dentro, de não alimentar falsidades nem hipocrisias, e que nunca, mas mesmo nunca, se esqueçam dos pobres. 

Os edifícios mais belos não subsistirão à erosão do tempo, e a tensão entre oferecer a Deus o excesso de riqueza em templos sumptuosos (que não sei se Ele quer!) e o compromisso pela dignidade da vida de todos (que sei que Ele quer!) permanecerá.

 Lembro com alegria o que disse Jesus: “onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei no meio deles”. Seja na Basílica de São Pedro (que é brutal e que recomendo a todos a sua visita), debaixo de um alpendre, numa praia ao pôr do sol, numa enfermaria de hospital, numa festa de aniversário, na intimidade de uma casa!

Sem comentários:

Enviar um comentário