segunda-feira, 17 de novembro de 2014

A parábola dos talentos

"A um deu cinco talentos, a outros dois e a outro um, a cada qual com a sua capacidade; e depois partiu." Mt 25, 15

O comodismo paralisa-nos, leva-nos à passividade a não ambicionarmos mais a contentarmo-nos com o que temos! 
Quantos de nós, passamos pela vida escondidos no nosso mundo particular, não desenvolvendo os nossos talentos, ora, por comodismo, ora, por medo de nos expor, de sermos criticados, o que não deixa de ser uma espécie de vaidade! 

A parábola dos talentos fala de um patrão que antes de viajar para o estrangeiro, entrega os seus bens a três dos seus empregados. A cada um deles, foi dada a responsabilidade destes bens de acordo com as suas capacidades e quando voltou, pediu conta destes bens a cada um deles. Os dois primeiros, por terem alcançado êxito na administração dos bens confiados a eles, receberem elogios do Patrão. Já o terceiro empregado, que por medo de arriscar enterrou o talento que recebera, não o fazendo multiplicar, foi duramente castigado pelo patrão.

Gosto de pessoas que tenham a ousadia de não se contentar com o que já têm; que não se deixam dominar pelo comodismo e pela apatia… Que lutam, que se esforçam, que arriscam, que ganham. 

E todos os dias, há cristãos que têm a coragem de arriscar. Não aceitam a injustiça e lutam contra ela; não pactuam com o egoísmo, o orgulho, a prepotência e propõem, em troca, os valores de Cristo; não aceitam que os grandes e poderosos decidam os destinos do mundo e têm a coragem de lutar objetivamente contra os projetos desumanos que desfeiam esta terra; não aceitam que a Igreja se identifique com a riqueza, com o poder, com os grandes e esforçam-se por torná-la mais pobre, mais simples, mais humana; não aceitam que a liturgia tenha de ser sempre tão solene que assuste os mais simples, nem tão etérea que não tenha nada a ver com a vida do dia a dia… Muitas vezes, são perseguidos, condenados, desautorizados, reduzidos ao silêncio, incompreendidos; muitas vezes, no seu excesso de zelo, cometem erros de avaliação, fazem opções erradas… Apesar de tudo, Jesus diz-lhes: “muito bem, servo bom e fiel. Porque foste fiel em coisas pequenas, confiar-te-ei as grandes. Vem tomar parte na alegria do teu Senhor”.

Esta parábola é para mim uma grande fonte de inspiração...que me faz todos os dias querer fazer mais e melhor...apesar de nem sempre ser fácil...

2 comentários:

  1. Ao ouvir o evangelho , sorri pois Deus estava a falar para mim....

    ResponderEliminar
  2. Também gostei desta parábola embora o padre da minha paróquia não me tenha inspirado particularmente nesta homilia.

    ResponderEliminar