sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Aqui ninguém toca

Eram assuntos que nunca prestava muita atenção mas sem dúvida alguma que a paternidade nos desperta para outras realidades e para outros perigos que andam à nossa volta.

Assim, acho que nenhum pai ou mãe deve ficar indiferente a este tipo de notícias...

Vai daí que acho que, nós pais, devemos ter uma atitude preventiva...Assim, descobri a campanha “UMA em CINCO” do Conselho da Europa para combater a violência sexual contra as crianças.

Os números são impressionantes e cerca de uma em cada cinco crianças é vítima de violência ou abuso sexual. Assim, podemos impedir que as nossas crianças sejam vítimas. Para isso, temos que lhes ensinar a Regra “Aqui ninguém toca”. A propósito, será nesta campanha que o Anselmo Ralph se inspirou para o seu hit?

É preciso falar de forma aberta e direta com as crianças, enquanto estas são pequenas, sobre a sexualidade e as zonas íntimas do corpo, empregando os nomes corretos para os órgãos genitais e outras partes do corpo. Ao fazer isso, estamos a ajudar as crianças a compreenderem o que não é permitido.

As crianças podem recusar que as pessoas as beijem ou toquem, mesmo que sejam pessoas de quem elas gostam. É necessário ensinar-lhes a dizer «Não», de forma imediata e firme, a contatos físicos impróprios, bem como a fugir de situações perigosas e a contar o que se passou a um adulto de confiança.

É importante dizer às crianças que elas devem insistir até que alguém leve o assunto a sério.

A campanha inclui um livro onde uma Mão pede sempre autorização a Kiko para lhe tocar, e Kiko dá-lha. Mas quando a Mão pergunta a Kiko se lhe pode tocar por baixo da roupa interior, Kiko responde: «Não!».

É responsabilidade de todos prevenir a violência sexual. É importante que não sejam as crianças a carregarem esse peso sozinhas. Não concordas?

2 comentários:

  1. Obrigada por este post. Como mãe este assunto preocupa-me sobejamente (pois se já me preocupava antes de ser mãe!).
    Instintivamente já dou por mim a ensinar ao meu filhote os nomes correctos das várias partes do corpo, todas. E começo também a explicar a regra "Aqui ninguém toca!". Isto preocupa-me mesmo, confesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida...é importante falar sempre com os filhotes e sem inventar termos...falar claro...

      Eliminar