sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Prémio Nobel da Paz para Malala e Kailash Satyarthi

Já ontem tinha dito que a Malala estava no meu Top3 de candidatos a ganhar o famoso prémio...e cá está!

Malala Yousafzay, a adolescente paquistanesa baleada na cabeça pelos talibã, pela sua campanha em defesa do direito à educação das raparigas, foi uma das vencedoras do Nobel da Paz 2014. Estava na escola, em Birmingham, no Reino Unido, quando recebeu a notícia.

Malala tem 17 anos é a mais jovem a receber o reconhecimento da Academia Norueguesa. É também a primeira vencedora nascida no Paquistão.

Contudo vai ter que repartir o prémio com o ativista indiano, Kailash Satyarthi, de 60 anos, que também foi galardoado, numa homenagem à "luta de ambos na defesa do direito à educação de crianças e jovens", anunciou a Academia.

Mostrando grande coragem pessoal”, Kailash Satyarthi adotou os ensinamentos de Gandhi, dando voz a várias formas de protesto pacífico contra o trabalho infantil. É um dos promotores da Marcha contra o Trabalho Infantil e já resgatou mais de 60 mil crianças trabalhadoras, mantidas sob regime de escravidão.

"As crianças devem ir à escola e não ser exploradas financeiramente", disse o presidente do comité Nobel, Thorbjoern Jagland - e eu assino por baixo!!

Gosto sempre de relembrar a frase de Malala quando recebeu o Prémio Sakharov para os Direitos Humanos, em 2013, e que relativiza tanto os meus problemas do dia a dia: "Lanço um apelo à União Europeia que se vire para a Ásia, que olhe para o Paquistão. Como ser humano, penso que, para a sobrevivência de todos, os mais fortes devem lutar pela sobrevivência dos mais fracos. Devemos ajudar os 57 milhões de crianças que esperam por nós. Estas crianças não querem um iPhone ou uma playstation. Só querem um livro e uma caneta."

Parabéns aos vencedores e um grande bem haja!!!

3 comentários:

  1. Parabéns a ambos! Uma obra de aplaudir, valorizar e a ter como um grande exemplo!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Bem hajam e Deus os proteja .
    Nós somos mesmo uns goístas de sofá, á beira de seres como estes .

    ResponderEliminar
  3. O prémio foi tão mas tão bem atribuído. Bem hajam!!!!

    R: Decididamente, para quem tem crianças, as novelas deviam ser banidas dos serões familiares xD. Infelizmente para os meus pais, aquele não foi um episódio isolado :p

    ResponderEliminar