sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Barbie Sagrado Coração

«Se existe uma Barbie doutora, professora e polícia, por que não poderia existir uma Barbie Virgem Maria?», questiona a dupla de artistas Pool e Marianela, cuja exposição "A Religião Plástica" vai ser inaugurada este mês na galeria de arte contemporânea P.O.P.A., em Buenos Aires.

Eles vão exibir 33 bonecos da Mattel como figuras católicas, budistas e judaicas. "La Difunta Correa", uma figura venerada na Argentina, é uma das obras que tem levantado maior polémica. As autoridades de San Juan, cidade que acolhe o santuário, já entraram em contacto com os artistas, dizendo-lhes que eles deviam ter pedido autorização para usarem a imagem de "La Difunta Correa".

Pool e Marianela reconhecem que esperavam críticas e até alguma polémica com a Mattel «que reclamaria do uso da boneca Barbie», mas confessam que nunca imaginaram que a celeuma chegasse ao ponto de fazer atuar as autoridades argentinas.

Pool fez questão de explicar que eles tiveram «o cuidado de respeitar todas as religiões». Exemplo disso, diz o artista, é a ausência da imagem de Maomé, já que o Islamismo considera ofensiva qualquer representação do profeta: «O nosso compromisso é homenagear, não faltar ao respeito».

Devemos dar destaque a este tipo de situações? Deve-se brincar com coisas sérias? Será um meio de evangelizar? Uma criança que brinque com esta Barbie poderá converter-se? Quando vejo este tipo de situações fico sempre cheio de dúvidas... 

3 comentários:

  1. Eu também fico sempre com dúvidas....
    Obrigada pela dica ;)
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Não sei se gosto muito :)



    Sónia
    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar