terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Sniper Americano

Sniper Americano está nomeado para 6 óscares da Academia norte-americana de Artes e Ciências Cinematográficas, entre eles o de melhor filme e basicamente adapta a obra autobiográfica em que Chris Kyle descreve a formação e treino dos SEAL, as batalhas em que esteve envolvido e as estratégias militares usadas, assim como a dor provocada pela guerra e as terríveis dificuldades no regresso a casa.

A grande diferença deste filme para outros do género está na luta que este homem trava consigo próprio para ser um bom pai e marido mas ao mesmo tempo não consegue desligar-se do "campo de batalha". E será certamente uma questão que muitas vezes também temos que enfrentar: o que será mais importante, a nossa carreira profissional ou a vida familiar?

Chris Kyle, brilhantemente interpretado por Bradley Cooper, alista-se na Marinha norte-americana e após os atentados de 11 de setembro é enviado para o Iraque onde demonstrou capacidades fora de série como atirador furtivo, com registos extraordinários debaixo de fogo. Entre 1999 e 2009, Kyle obteve o maior número de baixas como atirador da história militar norte-americana, o que lhe valeu o cognome de "A Lenda".

Taya, sua mulher, interpretada por Sienna Miller, vive em constante sobressalto pelo facto de Kyle personificar o espírito dos SEAL “nunca deixar um homem para trás”. Mas pergunto, quando casou não sabia que iria casar com um SEAL? Até que ponto a profissão pode ser importante num casamento? Deve-se olhar à profissão de quem queremos ter ao nosso lado ou o amor é superior a isso? Devemos numa fase das nossas vidas olhar pelas carreiras e deixar a família em segundo plano para posteriormente lhe dedicarmos todo o tempo? Ou a família é sempre o mais importante?

Um grande filme com realização de Clint Eastwood ("Cartas de Iwo Jima", "Gran Torino", "Invictus")que recomendo.

1 comentário:

  1. Um excelente filme! Gostei imenso!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar