segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Batizar, para quê?

Deixamos definitivamente o tempo de Natal e chegamos ao dia do Batismo de Jesus. E que significado tem este acontecimento nas nossas vidas? É fácil encontrar pais que querem batizar os seus filhos e não têm propriamente uma vida cristã. E porque o fazem? Por ser uma festa bonita? Por poderem juntar toda a família? Por tradição? Não sei responder mas acho que no fundo, no fundo mesmo, há alguma "coisa" que move estes pais a batizar os seus filhos. 

O batismo é como um despertador da nossa vida cristã, e nos dias que correm é bom termos armas que nos tornem mais capazes de nos lançar para a luta e para a tensão de sabermos o que queremos, de sabermos quem somos e de sabermos para onde vamos. Ás vezes podemos andar baralhados ou confundidos... ou até mesmo perdidos!

 Ser cristão significa seguir Cristo e o sentido do batismo é necessariamente o de nos sentirmos filhos de Deus. E, acima de tudo, tomarmos consciência de que Deus nos assume, nos aceita, nos considera como Seus filhos. E sermos filhos, é fazermos o que os filhos têm próprio dos pais: ser parecidos em alguma coisa, sermos semelhantes em alguma coisa, imitá-lo nalguma coisa. O Batismo de Jesus, deve-nos levar a assumir, para nós próprios e para os que nos rodeiam, uma atitude, um comportamento e um coração de filhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário