quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Charlie olha por ti...

Oponho-me completamente à propagação do ódio e de todas as formas de violência, física e moral, que destroem a vida humana, violam a dignidade das pessoas e prejudicam radicalmente o bem fundamental da coabitação pacífica entre as pessoas.

O que aconteceu em Paris, e que podia e pode acontecer em qualquer parte do Mundo é de uma violência assassina abominável e jamais justificável, qualquer que seja a motivação.

O Charlie Hebdo é um jornal satírico e há quem não lide bem com a sátira... desde a primeira caricatura envolvendo Maomé que vários muçulmanos criaram ódio ao jornal e aos seus colaboradores... Foram vários os avisos: verbais, escritos, redação incendiada, ataque informático...

O jornal continuou a opinar e a questionar a cultura islâmica, algo que concordo até porque na Europa acho que se conhece pouco esta religião e há muita contra informação. Contudo, pesquisando um pouco, acho que houve também um gozo sistemático com o islão que me parece despropositado. Além disso, sempre que desrespeitamos alguém de forma continuada, estamos a trazer uma potencial ameaça para a nossa vida!

2 comentários:

  1. Aquilo que aconteceu ontem foi horrível, uma vergonha à liberdade. A capa do I está sublime!

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A onda de solidariedade entre as pessoas é o que mais me marca neste processo... é impressionante como o mundo se uniu contra o terrorismo, em horas!

      Eliminar