segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Não sou mago mas posso oferecer-te um presente...

"Abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes.” Mt 2, 11
"Back to reality..." As férias acabaram...aliás férias?!? Com três crianças as férias nunca mais foram férias... E por falar nisso, acho que para ser verdadeiramente sincero precisava de férias das férias. Uma semaninha no Rio de Janeiro não me parecia nada mal...

Mas adiante, já sentia falta do trabalho. Sim, eu sou daqueles felizardos que faz o que gosta e por isso vir trabalhar é sinónimo de sorriso nos lábios e boa disposição.

Por estes dias em que é normal desejar bom ano a quem se cruza connosco e que ainda paira no ar a suavidade, a harmonia e a paz que o Natal proporciona, os Magos trazem ao menino recém-nascido os seus presentes repletos de significado: incenso, ouro e mirra.

Incenso como expressão de adoração. Reconhecem na fragilidade do Menino de Belém a presença de Deus que vem ao encontro dos homens. Ouro porque essa mesma presença simples, amorosa, vem inaugurar um tempo novo, tempo de justiça, direito. Agora a verdade e a felicidade vão brotar do coração das pessoas. Mirra porque o nosso Deus não vem revestido de magnificência e poder, faz-se um de nós, assume a nossa natureza. Ele também é marcado pelo sofrimento.

Engraçado que são três homens diferentes, de culturas diferentes, o que quer simbolizar toda a humanidade peregrina em busca de Deus, todas as raças e cores que se despem dos preconceitos culturais tradicionais e partem em busca de algo novo. Esses homens foram capazes de deixar as suas coisas. Foram capazes de ir ao encontro dessa novidade. Feito peregrinos foram ao encontro da pessoa de Deus que se faz simples e que vem morar em nós. Vem fazer morada em nós e no nosso meio.


Agora o nosso Deus não é um Deus distante. Agora o nosso Deus é um Deus que é próximo. É o Emanuel. É o Deus que está connosco. Talvez a história desses homens se assemelhe muito com a minha e a tua história. Também nós somos peregrinos em busca de preencher os nossos corações com essa presença silenciosa e amorosa. Mas olhamos demasiado para o alto, para a estrela e nos ofuscamos com o seu brilho e perdemos a oportunidade de olhar para o chão da nossa realidade, para o chão da nossa limitação também, dos nossos apegos, daquilo que nos impede de encontrar essa presença amorosa que já está no nosso meio. 

Talvez hoje sejamos convidados a olhar para o chão da nossa realidade, a olhar por onde vamos caminhando como aqueles homens. E na incerteza dos caminhos, o que mais motiva, o que aquece o coração é o encontro com essa criança frágil, pobre, simples, mas que manifesta a grandeza da presença de Deus.

Neste novo ano tenho uma proposta... Bora ser mais felizes e a irradiar mais felicidade aos que nos rodeiam? Um bom ano com este maravilhoso presente!

1 comentário:

  1. Que o ano de 2015 seja fantástico!
    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar