quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Empadão de batata, salmão e espinafres

Finalmente consigo respirar fundo... ter três filhos bebés per si já gera um enorme cansaço e às vezes é preciso ir buscar energias às reservas, mas quando estão doentes e as reservas também escasseiam, quase que apetece ir dar um passeio ao Cabo Espichel e, mesmo à beirinha do abismo, dar um passo em frente...

Felizmente, para mim, cozinhar tem um efeito terapêutico e depois de ter passado pelo blog sweet gula fiquei ansioso por poder experimentar a receita de empadão de batata, salmão e espinafres que o Chef Célio Cruz sugeria... Tinha todos os ingredientes no frigorífico por isso foi só por mãos à obra... e claro adormecer a prole... Eu gosto de cozinhar mas sozinho na cozinha e sem motivos de distração à volta.... resultado, estou na cozinha quase sempre depois das 22h...

Como fiz algumas adaptações à receita do Chef, e utilizei a minha Bimby, deixo aqui a minha sugestão.

Ingredientes
800 gr de batata para cozer
320 gr de leite
sal q.b.
30 gr de manteiga
pimenta e noz moscada q.b.
3 lombos de salmão sem espinhas
1 dente de alho
40 gr de azeite
350 gr de espinafres baby
150 gr de queijo mozzarella ralado
1 base de massa folhada
1 ovo para pincelar

Preparação
1. Inserir a borboleta. Colocar no copo a batata, o leite e o sal e programar 30 min/90ºC/vel1.
2. Adicionar a manteiga, a pimenta e a noz moscada e programar 30 seg/vel3. Tem de ficar homogéneo. Retificar os temperos. Reserve.
3. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
4. Numa frigideira saltear os lombos de salmão no azeite com o alho, para ganhar sabor. Retirar e reservar.
5. Na mesma frigideira saltear os espinafres até ficarem moles. Se for necessário, juntar mais um fio de azeite.
6. Lascar o salmão e juntá-lo aos espinafres. Envolver bem.
7. Juntar o queijo ralado e envolver.
8. Numa forma dispor metade do puré de batata e por cima espalhar o preparado de salmão, espinafres e queijo.
9. Dispor a outra metade do puré.
10. Cortar a massa folhada em tiras e dispor sobre o puré, mantendo-as afastadas cerca de 1 cm e entrelaçando-as.
11. Pincelar a massa folhada com o ovo batido e levar ao forno aproximadamente 20 minutos.

A massa folhada dá um toque visual muito interessante, na minha opinião... afinal não diz o povo que "os olhos comem primeiro que a boca..."?

4 comentários:

  1. Também adoro cozinhar, mas é isso, sem distracções, e sozinha!! Fiquei com vontade de fazer esse empadão! :)

    ResponderEliminar
  2. C experimenta...eu gosto muito...mesmo!!

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspeto!
    Não dá para mandares um bocadinho???
    Bjcas

    http://tudosobretudon.blogspot.com/

    ResponderEliminar