quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Casados são os mais felizes

A propósito desta notícia do público dei por mim a pensar que vale a pena dedicar a vida ao casamento enquanto união em amor fiel e estável por toda a vida, aberto à vida, lugar privilegiado de apoio mútuo e para a educação dos filhos. Penso que relativamente a isto quase todos concordamos, certo?

Mas, por outro lado, o divórcio é uma realidade (quem não conhece alguém divorciado?) que não está em vias de extinção, e por razões múltiplas. Há situações e situações. É inegável que existe hoje uma cultura pobre em valores e de recusa de compromissos perenes. Dás-me problemas, chateias-me, então faz as malas e arranca! Ou então saio eu! E saindo encontram a felicidade?

Também é um facto que há 100 anos a esperança de vida era à volta de 35 anos, sendo hoje de mais de 70. Depois, se tradicionalmente parecia que os casamentos aguentavam mais, isso também se devia ao facto de as mulheres terem de aceitar ficar na penumbra e por vezes quase escravizadas, o que felizmente hoje não aceitam. 

Mas aquilo que mais me faz confusão é assistir a casais que se desfazem por razões mais do que supérfluas, por dá cá aquela palha, porque ela(e) só me dá chatices e problemas, porque não me deixa sair à noite, porque não a(o) beijo há meses, porque não fazemos amor há anos, porque não temos objetivos comuns, porque não tenho a vida que sempre sonhei em solteiro...

Assim, e perante o estudo mencionado, que tal se olharmos para as nossas vidas e destruirmos o U que há nelas, seja ele muito ou pouco acentuado? A propósito, há quanto tempo não  lhe pedes perdão? há quanto tempo não dizes que a(o) amas? Há quanto tempo não lhe dás um carinho? Há quanto tempo não fazem uma viagem? Não vão ao teatro? A um concerto? Um jantar a dois? Há quanto tempo não lhe escreves uma carta? Não lhe deixas um post-it no espelho da casa de banho? Não lhe fazes uma surpresa?

Uma coisa sei, não tenho o melhor casamento do mundo, tenho momentos que me apetece fugir e desaparecer, mas depois da tempestade passar sei que sou feliz!!!

2 comentários:

  1. És um ser fantástico !
    Continua que a Vida compensa .
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Adorei o teu post.
    Tão lindooo.
    Parabens e que o teu casamento se mantenha feliz para Sempre!
    De Salto Alto

    ResponderEliminar