segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Pescadores de homens

“Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens.” Mc 1, 17

É certamente uma frase que todos já ouvimos falar... mas sabemos interpretá-la? Sabemos transpô-la para a nossa vida? O que quer verdadeiramente dizer?
Os dias passam a correr, as horas passam num instante... Hoje é segunda feira mas num abrir e fechar de olhos e estamos novamente no fim de semana... Uma semana segue-se a outra e vamos vivendo assim... Envolvidos naquilo que achamos que temos que fazer, nas nossas ocupações que são também as nossas obrigações, sejam o estudo ou o trabalho, as obrigações sociais ou familiares. E será isso suficiente ou poderemos fazer algo mais? 
Será que somos capazes de enfrentar o desconhecido, aquilo que nos assusta, aquilo que tememos?
Na tua vida, como na minha, também há coisas que não conhecemos, que não controlamos, que não dominamos e das quais queremos sair. É Cristo que nos pode tirar daí. Mas se fores tu aquele a quem Jesus diz “Vem e segue-Me e farei de ti pescador de homens”, então, aí vais tu ajudar outros a saírem daquilo que não conhecem, daquilo que os prende, daquilo que os assusta, daquilo que muitas vezes nem sequer temos nome para lhe dar.
Há apenas mais um pormenor... Aquilo que aqueles homens deixaram foram as redes. É curioso que usamos a expressão enredar, estar preso a alguma coisa. E eles, ao deixarem as redes, libertaram-se, foram ao encontro de Jesus Cristo.
Quais é que são as tuas redes? O que é que te prende? O que é que não te deixa ser quem tu queres ser? Liberta-te!

9 comentários:

  1. Infelizmente,na sociedade em que vivemos, cheia de padrões e de imagens idealizadas, se torna mais difícil ser-mos realmente nós próprios, sermos autênticos. Isso é algo que sem dúvida procuro preservar pois só uma pessoa que não tem rede, pode ser verdadeiramente feliz!
    bijinhos

    ResponderEliminar
  2. Todos os dias devemos fazer alguma coisa que nos faça sair um pouco da nossa zona de conforto, pode ser uma coisa pequena não é preciso ser ir saltar de para quedas (mas também pode ser) porque é nesse "desconforto" que crescemos, aprendemos e perdemos o medo, ganhamos confiança e percebemos que podemos tudo o que quisermos, os limites somos nós que os impomos porque na verdade eles não existem :)
    Bj S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. por falar em saltar de para quedas, aí está uma coisa que gostava de fazer um dia...

      Eliminar
  3. Que fabulosas palavras, bastante inspiradoras. O importante é mesmo é saber libertarmo-nos :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigado...sim às vezes estamos agarrados a coisas tão insignificantes que não nos permitem ser felizes...

      Eliminar
  4. Boas perguntas para reflectir de facto



    tarasemanias.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. às vezes o ruído é tanto que não há espaço para refletir...pensar...

      Eliminar
  5. Muito real isto . Todos temos redes , por mais pequenas que sejam !

    ResponderEliminar