sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Três meses que passam a correr

Os bebés, como se sabe, avaliam o mundo pelo sabor. Tudo o que agarram é para colocar na boca. No entendimento deles, julgo eu, aquilo que não serve para comer não serve para mais nada. As mães, por exemplo, dão leite, portanto comem-se, e assim sendo são certamente muito úteis.

Mas um pai, para que serve um pai?!

Um pai serve para fazer um fantástico Bolo de Amêndoa com Ovos-moles, reunir a família à mesa e cantar com as minhas filhas gémeas os Parabéns ao mano que fez três mesinhos de vida e...está giro, giro e giro...dá cada vez mais gozo vê-lo crescer...Como é maravilhoso o dom da Vida!


Utilizei a receita da Revista Bimby - Momentos de Partilha, de maio de 2014, que aqui partilho.

Ingredientes
BOLO
Manteiga q.b. para untar
150 gr de sobras de pão partido em pedaços
250 gr de amêndoas com pele
350 gr de açúcar
250 gr de água
3 ovos
3 gemas de ovo

OVOS-MOLES
140 gr de água
250 gr de açúcar
8 gemas de ovo
Amêndoa laminada q.b. para enfeitar

Preparação
BOLO
1. Pré-aquecer o forno a 180º C. Forrar uma forma de fundo amovível com aproximadamente 22 cm de diâmetro com papel vegetal e untar com manteiga. Reservar.
2. Colocar no copo o pão e a amêndoa e ralar 10seg/velocidade9. Retirar e reservar.
3. Colocar no copo o açúcar e a água e programar 14min/varoma/velocidade colher inversa.
4. Inserir a borboleta. Adicionar o pão e a amêndoa ralados e programar 5min/100ºC/velocidade2. Retirar o copo da base e deixar arrefecer até atingir os 60ºC, aproximadamente 15 min.
5. Colocar o copo na base, adicionar os ovos e as gemas e envolver 20seg/vel3. Deitar na forma e levar ao forno a 180ºC cerca de 35 minutos. Retirar e deixar arrefecer.


OVOS-MOLES
6. Retirar a borboleta. No copo limpo colocar a água e o açúvar e programar 20min/varoma/vel1. Retirar o copo da base e deixar arrefecer até atingir os 60ºC, cerca de 15 minutos...
7. Cortar as gemas com a ajuda de uma faca e passar por um passador de rede fina. Deitar a calda em fio sobre as gemas e envolver com a ajuda da espátula.
8. Inserir a borboleta. Colocar no copo a mistura e programar 5min/100ºC/vel1. Retirar, deixar arrefecer cerca de 20 minutos e cobrir o bolo. Servir polvilhado com a amêndoa laminada.