O humorista Herman José, de quem gosto de alguns sketches, publicou recentemente na sua rede social a pergunta: "Terei direito a subsídio por ter uma família numerosa?".
Apesar de difícil, tento ao máximo, e esforço-me mesmo, por não julgar as ações e até mesmo as motivações dos outros, como se de alguma forma soubesse quais são. Tento não julgar a cor da pele, a linguagem corporal e o odor pessoal. Esforço-me por não julgar histórias e relacionamentos e até o valor da vida de uma pessoa de acordo com o meu conceito de beleza.
Contudo, não consegui ficar indiferente quando vi a foto do Herman José a brincar com o tema das famílias numerosas. Conheço várias famílias que atravessam dificuldades nesta altura, com o início de mais um ano letivo à porta...são inscrições nos colégios, são livros, são materiais escolares, fora tudo o resto que faz parte do dia a dia e que implica boa parte do orçamento familiar. São famílias, e a minha incluo, a quem uma verdadeira política de apoio à natalidade faria todo o sentido.
Confesso que nunca achei piada a fotos onde se incluí os animais domésticos como fazendo parte da família. Gosto de cãezinhos e gatinhos mas confundi-los com humanos já é algo que não consigo concordar.
Neste caso, se pudesse encontrar o Herman José apetecia-me dizer-lhe, cara a cara, e com o mesmo tom jocoso que o seus filhos são super parecidos com o pai...
é realmente um tema delicado ainda para mais nos dias que correm...
ResponderEliminarbeijinhos
http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/
Concordo que devia haver um apoio à natalidade em Portugal. Vindo eu de uma família numerosa sei bem o que custava à minha mãe o regresso às aulas :|
ResponderEliminarNo entanto na parte dos animais tenho de discordar contigo, tenho um cão, e é impossível não o ver como um membro da família.