segunda-feira, 4 de agosto de 2014

18.º Domingo do Tempo Comum

"Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes”. Mt 14:17

A fome daqueles que nos rodeiam é uma ferida que deveria sangrar constantemente nos nossos corações! E não estará nas nossas mãos a cura desta ferida? Uma cura, que pode vir de pequenos gestos de amor, afinal, quem de nós, não tem “5 pães e dois peixes”?

É difícil acreditar, mas é a dura triste realidade; num mundo com tanta fartura, ainda hoje, morrem pessoas vítimas do nosso abandono, seres humanos, que continuam a morrer de fome, ou por doenças causadas pela subnutrição. Uma clara consequência do nosso egoísmo, que nos fecha à partilha.

A todo o instante, pessoas que procuram ajuda, desfilam diante de nós! São irmãos nossos, pessoas desprovidas do mínimo necessário para sobreviverem. E quantos de nós tapamos os nossos ouvidos preferindo ignorá-los, para nos isentar de quaisquer responsabilidade sobre o assunto? 

Diante do apelo dos pobres, é muito importante aprender a partilhar. “Cinco pães e dois peixes” significam na totalidade (“sete”): é na partilha da totalidade do que se tem que se responde à carência dos que nos rodeiam. É uma totalidade fracionada e diversificada mas que, posta ao serviço dos outros, sacia a fome do mundo. 

É também, compromisso cristão, despertar no outro a necessidade de Deus, mas antes, é preciso saciar a sua fome, criar no seu coração a necessidade de Deus, como fez Jesus: a partir da necessidade do pão material, Ele criou a necessidade do pão da vida eterna. Quem partilha com o outro, o pão material, desperta nele, a necessidade de Deus, pois ele vê na pessoa que o ajudou, a presença do próprio Deus.

Na multiplicação dos pães, Jesus nos ensina na prática, que é na partilha que resolvemos o problema da fome, mas não podemos ficar apenas por aí, é preciso ir mais longe. Além de uma consciencialização social, precisamos de ter conhecimento político, para que possamos eleger com responsabilidade os nossos governantes, homens e mulheres, comprometidos com o bem comum, que se empenhem no sentido de diminuir a desigualdade social. Pensemos nisto!!!

2 comentários:

  1. Essa é uma das leituras mais comuns na missa... Infelizmente o que dizes é verdade, hoje em dia ninguém deveria passar fome com a fartura que há. E o mais chocante é quando são deitadas fora quantidades enormes de comida boa que poderiam ser doadas a instituições...
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida...o mundo deita fora metade da comida que produz...

    ResponderEliminar