quarta-feira, 9 de julho de 2014

Massacre de Belo Horizonte


"A gente faz música 
 E não consegue gravar
 A gente escreve livro
 E não consegue publicar
 A gente escreve peça
 E não consegue encenar
 A gente joga bola
 E não consegue ganhar".

 Roger Moreira, nos anos 80', escreveu a letra de "Inútil", cuja música seria adaptada pelos "Ultraje a rigor", em pleno período da ditadura militar. 

Hoje, 30 anos depois, os dois últimos versos do excerto acima citado estão mais atuais que nunca e a memória do que se passou no Estádio Mineirão perdurará enquanto perdurar a evidência de que este Brasil não estava preparado para lidar com a adversidade.

A tragédia não foi algo anunciado previamente. Nada fazia projetar um resultado tão desnivelado (Brasil 1-7 Alemanha), numa meia-final de um campeonato do mundo organizado pelo Brasil, assim como nada fazia prever que o Titanic ou o Poseidon fossem ao fundo.

Demérito total do "escrete" de Scolari e mérito sem grande esforço ou suor de uma máquina bem oleada é a conclusão a extrair de uma partida que terminou aos 45'+2' da primeira parte, com o apito do mexicano Marco Rodríguez a indicar o caminho dos balneários a uma equipa desolada e a um conjunto com um brilhozinho intenso no olhar.

Para trás ficou uma das mais inesperadas etapas inaugurais de um encontro decisivo para a final de um Mundial. Tão inesperada foi a voracidade da entrada dos "canarinhos", com um país inteiro do seu lado, como a resposta germânica, que transformou o sonho brasileiro num pesadelo de dimensões colossais.

A capacidade fria e precisa da finalização da Mannschaft era sobejamente conhecida e foi certamente analisada por "Felipão". Mas o futebol apoiado e organizado da Alemanha originou um canto, aos 11'. Muller surgiu solto no "coração" da área, os brasileiros foram todos atrás de uma ameaça invisível chamada Hummels e o avançado do Bayern inaugurou o ativo. Vejo as imagens deste golo e considero os movimentos coletivos da seleção alemã simplesmente geniais...

A caixa de Pandora tinha sido aberta sem recurso a ato forçado. Foi só introduzir a chave correta. A partir dos 11', nada seria como dantes.

Klose, aos 23', fez história, ao tornar-se no melhor marcador dos campeonatos do mundo (16 golos) e a tendência do apuramento do primeiro finalista começava a ficar definida. Dois minutos depois, Kroos (que jogador!!) fazia o 3-0 e as lágrimas já escorriam, abundantes, do rosto de um país que não adivinhava a devastação que se adensava no horizonte negro, carregado de nuvens. A tempestade consumou-se um minuto depois, com Kroos a "bisar". E, aos 29', Khedira concretizou uma "manita" impensável.

Ainda houve segunda parte. Para Joachim Low poder dizer aos seus jogadores para dosearam esforço e pensarem na final de domingo. Schurrle, lançado durante a segunda metade, ainda fez o 0-6 e o 0-7, começando a definir o resultado mais "gordo" registado numa "meia" de um Mundial.

Óscar conseguiu o famigerado golo de honra já em período de compensação. Tarde demais.

O "hexa" do Brasil fica adiado. O "tetra" da Alemanha - a melhor seleção da atualidade, sem sombra de dúvidas - está mais perto.

Para os alemães não há problemas com humidades e temperaturas, com os 1001 jogos feitos durante uma longa época, o hino é cantado com sobriedade e sem fantuchadas e uma oportunidade criada de golo dá mesmo golo...

No fim do jogo, em vez de festejarem como se não houvesse amanhã a passagem à final de um Campeonato do Mundo, cumprimentaram todos os jogadores brasileiros como que percebendo um pouco a dor destes...

Brazil-germany-records

5 comentários:

  1. De facto foi um balde de água fria, ninguém estava à espera disto.
    Mas, isto só prova que o Brasil tem sido "levado ao colo" neste mundial... E que a Alemanha está uma máquina (por muito que me custe dizer isto).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Alemanha será campeã mundial....palavra de Cabanas!ehehehe!!

      Eliminar
  2. Assistiu-se a história neste Brasil-Alemanha, correu tudo mal aos comandados do Felipão que acabaram por quebrar psicologicamente no segundo golo e depois foi o descalabro total! Agora vamos ver quem é que acaba por ficar a rir no final...

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vamos ouvir falar neste jogo durante muitos anos ou pelo menos de 4 em 4 anos...

      Eliminar