segunda-feira, 7 de julho de 2014

14.º Domingo do Tempo Comum

"Aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração"  Mt 11, 29

Viver e aprender foi a resposta que o fadista Carlos do Carmo deu à jornalista que, por ocasião da atribuição do Grammy de carreira, lhe perguntou o que lhe faltava ainda. Uma resposta simples com a grandeza e humildade de quem partilhou a sua alegria com os que passam situações difíceis: o meu fado é tosco agasalho mas também pode aquecer.”! E terminou dizendo: enquanto Deus me der saúde farei o melhor que souber e puder. No respeito pelo gosto de todos sublinho a força das palavras simples que revelam o homem e a sua obra, e se entrelaçam com aquelas que Jesus nos oferece no evangelho de ontem. A mim surpreendeu-me!

Vinde a Mim. A experiência cristã é sempre a de um encontro. Um encontro pessoal, olhos nos olhos e frente a frente, com Jesus. Podemos ler tudo o que se escreveu sobre Ele (e não foi pouco), receber todos os testemunhos (e são importantes), mas nada pode substituir estar com Ele. É um encontro que é dom de Deus, já não baseado nos sentidos (como o que os discípulos fizeram), mas na graça do Espírito Santo. Não menos real nem profundo, e capaz de mudar a vida toda por amor. Na intimidade, na palavra, nos sinais, nos irmãos, na Igreja, este encontro multiplica-se. E é sempre libertador, sempre Jesus a “aliviar” os nossos cansaços e opressões, sempre a iluminar a nossa vida. E quando isso não acontece, quando o peso dos pecados ou a carga das obrigações aumentam, quando o coração parece ainda mais apertado, não houve encontro com Jesus.

Tomai o meu jugo. O jugo “suave e a carga leve” que Jesus oferece opõem-se às “cargas pesadas” que fariseus e escribas impunham. Ele não quer servos mas amigos, não atrai com leis e preceitos mas com amor, não quer funcionários mas irmãos. Oferece um modo apaixonado de viver, com surpresa e encanto em vez de monotonia, com criatividade e responsabilidade em vez de subserviência, com entrega e ousadia em vez de acomodamento. É uma vida a fazer o melhor que está ao alcance de cada um, e que Deus está sempre a despertar no mais íntimo de nós.

Aprendei de Mim. Não é preciso procurar outros modelos. Jesus não propõe nada que não tenha vivido. E não vem complicar a nossa vida, antes simplifica-a, ilumina-a e mostra a sua beleza, torna-a mais saudável pelo caminho da humildade. Porque conhece a dificuldade dos nossos caminhos, valoriza os nossos esforços e perdoa os nossos erros, com quem podemos aprender melhor? É uma aprendizagem que se faz em caminho, com Ele e com os outros, reconhecendo os dons únicos que cada um pode desenvolver, animando e levantando quem cai ou esmorece, dando sempre o melhor.

Viver é também aprender. Triste de quem “arruma as botas” antes do tempo, e reduz a sua vida a hábitos ou rotinas vazias, a “passatempos” que não fazem crescer a alma, a lamber feridas que só a coragem de enfrentar novos desafios pode curar. O encontro com Jesus Cristo liberta de todo o fatalismo e inaugura um dinamismo que nunca mais acaba. 

O fado torna-se então alegria de viver. Viver a aprender!

Sem comentários:

Enviar um comentário