segunda-feira, 21 de julho de 2014

16.º Domingo do Tempo Comum

"O reino dos Céus pode comparar-se a um homem que semeou boa semente no seu campo.” Mt 13, 24

Crescer é um mistério vedado aos nossos olhos. Vemos como os nossos filhos eram pequenos e vemos a grandeza que atingiram num abrir e fechar de olhos, quase sem darmos conta...e este facto aplica-se também a várias outras coisas do nosso dia-a-dia..

“Crescer a olhos vistos” é expressão popular para manifestar o espanto de um dinamismo que tem sempre um pouco de mistério. E bem gostaríamos de ver a economia, e a natalidade, e o emprego, e as oportunidades de trabalho crescerem de forma visível, pois os números podem dizer uma coisa mas o coração ainda diz outra. Sim, a nossa pequena omnipotência tem dificuldade em aceitar que o melhor crescimento é lento e a pressa, normalmente, não dá bons resultados.

Nas parábolas que Jesus nos conta nestes domingos é valorizada a força e a surpresa do que é insignificante. Sementes de trigo ou de mostarda, fermento que é colocado na massa. Conhecemos as suas composições químicas, explicamos as suas transformações e, não deixam de ser pequenos milagres oferecidos. Na escuridão da terra ou no meio da massa, com as condições ideais, rompem a casca ou “põem a massa ao barulho” para que tudo cresça, aceitando deixar de ser o que eram para ser algo novo e abundante. Por isso a solidão absoluta é estéril; a vida tende a ligar-se, a transformar-se, a crescer. Deus não tem pressa: é melhor crescer devagar, mas crescer bem!

Escolher o que queremos que cresça e saber separar o trigo do joio é uma aprendizagem que estas parábolas nos oferecem. No campo maior que é a nossa vida em família, em comunidade, em sociedade, certamente que procuramos lançar boas sementes, não é verdade? E às vezes também cresce aquilo que não é bom nem queríamos! Escolher o que nos ajuda a amar melhor será uma tarefa para todos os dias! E esse crescimento será sempre melhor visto pelos olhos dos que nos rodeiam!

3 comentários:

  1. Um grande texto, incrível! Bastante inspirador :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. Escolher o que queremos que cresça e saber separar o trigo do joio...isso mesmo! Em tudo na vida !

    ResponderEliminar