segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

O sofrimento e a dor...

"Jesus curou muitas pessoas, que eram atormentadas por várias doenças, e expulsou muitos demónios." Mc 1, 34
Que sentido têm o sofrimento e a dor que acompanham a caminhada do homem pela terra? Qual a “posição” de Deus face aos dramas que marcam a nossa existência? Porque Deus permite que crianças tenham doenças terríveis? Talvez nem sempre entendamos o sentido do sofrimento que nos espera em cada esquina da vida; talvez nem sempre sejam claros, para nós, os caminhos por onde se desenrolam os projetos de Deus... A resposta a estas questões não são fáceis e imediatas mas para mim, que sou crente e que acredito na vida eterna, posso dizer que o projeto de Deus para o homem não é um projeto de morte, mas é um projeto de vida verdadeira, de felicidade sem fim.

Os sofrimentos que tenho tido ao longo da minha vida, e são vários, vêm sempre mostrar-me que há uma razão para tudo. Sem sofrimentos, com certeza, não precisaria de Deus para nada... a vida seria uma maravilha, cheia do meu eu, repleta das minhas vontades satisfeitas e nunca daria graças a Deus... no fundo, todas as minhas conquistas seriam obra minha e não d'Ele... Vejo os sofrimentos como uma enorme arma de conversão... Veja-se, recordo com saudade o Papa João Paulo II, que pelo que sofreu até ao fim da sua vida, será sempre um exemplo para mim...

Também penso que se calhar todos temos um familiar, um amigo, um colega, um vizinho que está doente ou a atravessar um momento de sofrimento profundo. Perante isto, qual é a tua e a minha reação? Ficamos a pensar: “Ah! Tenho que lá ir...”, “Devia de ir ajudar porque ele é meu amigo...” ou “Sim! Eu vou ajudar!”, mas depois não saímos do sofá, não saímos do nosso conforto... Ou então, por outro lado, “Sim, olha, este amigo está a precisar de mim. Deixa-me pôr a caminho.”. Como é que eu vou fazer isto? Vou ter com ele. Vou falar com ele. Vou levar-lhe uma palavra. Dar-lhe alguma esperança numa situação difícil que ele precisa. Quem de nós faz isto sem receios, sem medos, sem vergonhas?

4 comentários:

  1. Infelizmente a vida é repleta de sofrimentos...

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas os sofrimentos devem cavar em nos o lugar onde a alegria irá nascer em abundância... é assim que penso...

      Eliminar