sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O elogio contagia?

As crianças e o seu pequeno mundo todos os dias nos dão lições...fosse o mundo sempre assim... Sou pai e dou por mim a elogiá-las quando fazem rabiscos sem sentido aparente, quando comem tudo, quando não fazem xi-xi na cama, quando lavam as mãos, quando arrumam os brinquedos com que estavam a brincar... e se olhar para o meu bebé é mais do mesmo... até quase faço festa quando arrota... quando faz cocó, fico todo contente... "Lindo menino! Viva!" E o mesmo se passa à mínima gracinha que fizer... Aliás, quando o meu filho ri, o meu mundo pára.

Os elogios por tudo e por nada (mesmo quando há asneiras!) continuam no infantário... as minhas filhas fazem os desenhos mais lindos, fazem as linhas mais direitas, são as que pintam melhor... vão ser artistas de certeza, mas se calhar, é melhor tirar medicina primeiro, porque isto da arte é um caminho arriscado...

Certamente, quando fomos crianças aconteceu o mesmo connosco...sempre a ser elogiados pelos nossos pais... 
De repente crescemos e parece que nos tornamos uma espécie de seres menores, sempre a fazer disparates. Porque não temos objetivos, porque gastamos dinheiro naquilo que não devemos, porque somos egoístas... Depois casamos e aí então passamos mesmo ao estatuto de ralé, dos seres mais miseráveis que vagueiam por este mundo... "não tens paciência para os filhos", "estás sempre mal disposto", "é assim que se fala com os meus pais?", "olha para ti, pareces sei lá o quê"...

É prática mais do que comum falar mal de tudo e de todos... e quando somos capazes de elogiar alguém ou alguma coisa, quem está do outro lado fica espantado, até desconfiado, porque quando a esmola é muita o pobre desconfia.

Ás vezes, quase sempre, tenho uma saudade de voltar a ser criança... Como isso não é possível, há outro caminho que é o de elogiar quem nos rodeia... Afinal não dizem que o elogio contagia?

3 comentários:

  1. Acredito que há semelhança da critica, elogia gera elogio. Ou pelo menos quero acreditar que sim :)

    ResponderEliminar
  2. Nada melhor do que ver as pessoas que amamos bem. Isso é fantástico. Confesso que por vezes também tenho muita saudade dos tempos de criança, tudo era tão fácil nessa altura...

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  3. Aqui vai o meu Elogio para si !
    Bem o merece caro Amigalhaço !
    Bjinhos

    ResponderEliminar