segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Festa da Exaltação da Santa Cruz

"Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigénito” (Jo 3, 16)

A cruz de Jesus, entrelaçada com as nossas cruzes, é sempre motivo de interrogação e inquietação. “Porquê? Para quê?”, são perguntas que permanecem depois de termos tentado dar respostas (quantas vezes vazias ou ditas de “cor”, sem coração nenhum, da lista das respostas religiosamente corretas!) e evocam uma busca de sentido, senão a interrogação pelo próprio Deus.

A festa da exaltação da Santa Cruz, cuja liturgia interrompe a cadência dos domingos, parece contraditória com uma mentalidade que busca desenfreadamente o bem-estar, a luxúria, o comodismo, mas convive ainda com resquícios de modos de viver que exaltam a dor e o sofrimento. Quando olhamos para a cruz de Jesus vemos como mais importantes a dor, o sofrimento e a morte, ou o amor, a entrega, a identificação de Deus com a nossa vida até ao fim? É o sofrimento que salva ou o amor total de Cristo que na cruz se faz pleno? Ficamos “com muita pena de Nosso Senhor que sofreu tanto por nós” ou a cruz aponta-nos a “viver como Jesus e com Ele este amor até ao fim”? De braços abertos, para acolher e abraçar, viveu Jesus todos os dias: por isso a vida cristã não é uma busca de “quanto mais sofrimento melhor” mas abraçar a entrega quotidiana de resposta ao amor de Deus, de solidariedade com todos, de trabalho pela paz e pela justiça, mesmo que isso implique sofrimentos que uma vida acomodada não traria.

Amar a cruz seria doentio. Acreditar que Deus gosta do sofrimento talvez uma heresia. Amar as pessoas comporta também cruz e sofrimentos? Sim, e infelizmente muitos deles somos nós que os inventamos! Custa dar a vida mas só essa dádiva nos faz plenamente felizes. A cruz lembra-nos que o triunfo nem sempre é imediato (três dias no sepulcro, não foi?), que não somos “super-heróis” (e mesmo esses têm sempre um calcanhar de Aquiles!), mas somos chamados a “mais”. Mas tantas vezes nos acomodamos a uma “vida menor”!

Quem de nós não tem uma cruz? E quem pensar que não tem que faça uma verdadeira introspeção ou então está mesmo muito longe de um caminho de amor, de dom, de entrega total.

"Acreditar" em Jesus, não é uma mera adesão intelectual ou teórica a certas verdades da fé; mas é escutar Jesus, acolher a sua mensagem e os seus valores, segui-lo nesse difícil caminho do amor e da entrega ao Pai e aos irmãos. Passa pelo ser capaz de ultrapassar a indiferença, o comodismo, os projetos pessoais e pelo empenho em concretizar, no dia a dia da vida, os apelos e os desafios de Deus; passa por despir o egoísmo, o orgulho, a auto-suficiência, os preconceitos, para realizar gestos concretos de dom, de entrega, de serviço que tragam alegria, vida e esperança aos irmãos que caminham lado a lado connosco. A liturgia da festa da exaltação da Santa Cruz convida a percorrer, com Jesus, esse caminho de amor, de dom, de entrega total que ele percorreu.

Sem comentários:

Enviar um comentário