quarta-feira, 8 de abril de 2015

Somos o que comemos

A minha vida anda de tal modo agitada que só ontem à noite consegui ver a reportagem Somos o que comemos, que tinha passado na SIC na quinta-feira da semana passada. Basicamente tenho quase uma semana de atraso...

Gostei do que vi e reflete também algumas ideias que tento transmitir à minha prole. Sendo muitas vezes uma tarefa hercúlea... Quem ainda não viu a reportagem acho que deve fazê-lo pois é um verdadeiro abr'olhos a muita gente...

A determinada altura uma médica diz que as crianças já não sabem o que é beber água... e isto é algo que me farto de dizer a quem me rodeia... água é vida, convém nunca esquecê-lo e passar essa mensagem forte às crianças...

Por outro lado, a reportagem faz enorme enfase ao açúcar mas e o sal, não será outro dos "cancros" a abater?

Às vezes penso, se há evidências tão fortes que certos produtos só fazem mal porque é que se permite o seu fabrico e venda... Não se devia cortar logo o mal pela raiz para não se cair em tentação?

2 comentários:

  1. costumo dizer que, hoje em dia, nada faz bem (infelizmente). não vi a reportagem mas, no facebook, corre uma imagem onde se comparam várias bebidas como ice tea, compal, coca-cola e leite com chocolate. admito que, fiquei chocada ao descobrir que um sumo de fruta como o compal tenha mais açúcar que a coca-cola...

    m*
    http://umardepensamentos.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  2. Se for sal não processado ( quanto mais braquinho pior ) é óptimo porque é rico em minerais em doses muito sensatas claro! e é benéfico ao organismo, já o açucar não, é sempre mau a não ser que seja o açucar presente nos alimentos, frutas etc.
    O agave por exemplo ou o mel fazem o mesmo papel de adoçar mas tem outros benefícios para o roganismo e não fazem o mal que o açucar faz à saúde :)
    Bj S

    ResponderEliminar