quarta-feira, 8 de julho de 2015

Esquece a crise...

Olha a tua volta e vês que 99% das pessoas que te rodeiam perderam a magia... ou falam mal da política, da crise, das dificuldades, ou falam mal da mulher ou do marido, ou dos filhos que são isto ou são aquilo, os colegas de trabalho que são uns hipócritas, que não fazem nada e que são uns lambe botas dos chefes. Estão contra tudo e contra todos e isto pega-se facilmente... e quando olhamos para nós também já fazemos o mesmo, se não tivermos cuidado.
E tudo isto acontece porque deixamos de sonhar... os sonhos estão em vias de extinção. Vivemos a correr, dia atrás de dia e perdemos aquele berlinde de luz que costuma viver nos olhos de quem é feliz.
As pessoas deixaram de ter motivos para se deixar arrebatar. Estão uma seca... Vão vivendo. Vão andando. Vão sei saber por onde. Vão com o vento, ou para norte ou para sul, sem uma vontade própria.
É preciso não ser assim... É preciso ser diferente... É preciso contagiar quem nos rodeia, pela positiva. Se assim não for passas o dia todo em modo cinzento quando lá fora está um sol lindo que dá uma cor fantástica às cidades, as praias, aos campos, ao mar, às pessoas...
Acredito que sonhar é o motor das nossas vidas... o catalizador que todos precisamos. Sonhar é ser feliz por antecipação. Um sonho é um convite que faz arder os dias e que, ao mesmo tempo, os embala. Em sonhos faço tanta coisa, faço tantas viagens, vou a tanto sítio, leio tanto, amo tanto... É isto que me faz viver e me faz crer que nem a morte me finta. É isto que me aumenta por dentro, me faz sorrir, sempre.Dependo dos meu sonhos e eles dependem de mim porque juntos somos mais fortes. Um sonho é uma vontade que nos implode e nos embarga o caminho. Faz tremer as pernas, por vezes. Faz ir buscar consolo a um abraço que sonhe tanto como o nosso. As pessoas já não falam de sonhos porque deixaram de os ter.
Estamos mais órfãos de sonhos e por isso é que tudo o que anda à nossa volta parece mau. nem sequer conseguimos ver que há tanta coisa boa à nossa volta. A falta de sonhos cega-nos. Porque é um sonho que é capaz de olhar para este mundo e perceber que é preciso semear um tremendamente melhor. Um sonho que não te faça querer esse mesmo sonho quando já não te sobrar nada, não é um sonho. Se o sonho está em vias de extinção, não estaremos todos?
Precisamos tanto de sonhar como de comer. E de beber água fresca quando o calor nos atordoa por dentro. Se não tiveres nenhum sonho, faz-te um. Sê o sonho de alguém ou sê um sonho de pessoa. Há poucas pessoas de sonho, agora. Também são capazes de estar em vias de extinção. Atira-te de cabeça, não tapes o nariz e mergulha de uma vez num qualquer sonho que te faça viver para sonhar. Arranca um de dentro de ti se for preciso. Mas pede divórcio, mata, foge dessa vida azeda que levas e trazes todos os dias.
Não te convenças de ti próprio. Podemos ler muito, podemos viajar muito, podemos amar muito, mas basta de não sonhar. Por isso despacha-te que este dia já vai a meio. Despacha-te a ser mais. Despacha-te a ser sonho.

Sem comentários:

Enviar um comentário