quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Escola pública ou privada... eis a questão...

Este é um assunto sobre o qual muito há a dizer... muitas teorias mas poucas certezas.. contudo a educação escolar dos nossos filhos é um tema ao qual devemos dar muita atenção. A publicação Educação em Números 2015 disponibilizada aqui permite analisar e constatar algumas diferenças entre público e privado.

Numa análise rápida ao documento nota-se logo uma desigualdade gritante no que toca à percentagem de chumbos. Na escola pública, os valores de retenção chegam a ser o quádruplo das taxas registadas no ensino privado. Este facto acontece logo no 2.º ano de escolaridade... Algo que impressiona!

As minhas filhas estão em idade pré-escolar e este ano voltaram a não ter vaga no ensino público. E como consequência continuarei a apostar no ensino privado... Mas sinceramente só hesito entre um sistema e outro porque tenho três filhos e tenho que pensar nas mensalidades... algo que pesa muito no orçamento familiar... porque senão não hesitaria. O ensino privado tem mais condições físicas, professores mais motivados, pais mais empenhados e, pelos vistos, melhores resultados em todos os níveis escolares!

Sempre estudei no ensino público e sempre tive bons resultados mas penso que nesses tempos não havia tantos stresses como existem hoje em dia e isso preocupa-me muito! Ninguém disse que ser pai era fácil, pois não?

Sem comentários:

Enviar um comentário