terça-feira, 12 de maio de 2015

Chiffon de chocolate

Um bolo Chiffon é um bolo muito leve, feito de óleo vegetal, ovos, açúcar, farinha e fermento. É uma combinação entre bolo amanteigado e bolo esponja. O bolo Chiffon consegue uma textura fofa, muito por culpa das claras em castelo que se adicionam à massa antes de ir ao forno.

 O bolo Chiffon não tende a endurecer como os outros bolos. Assim, é um bolo ideal para coberturas e recheios que necessitem de frio. O bolo Chiffon possui menos gordura saturada que outros bolos amanteigados tornando-o potencialmente mais saudável. Por outro lado, a ausência de manteiga faz com que o bolo Chiffon não seja tão rico em sabor.
 
Desta vez optei por fazer um Chiffon de Chocolate simples, sem recheios ou coberturas... resultado... foi devorado num instante...

Ingredientes
100 gr de cacau
250 gr de farinha
250 gr de açúcar
100 gr de óleo
6 ovos
1 colher de sobremesa de fermento
150 gr de água
margarina para untar
farinha para polvilhar

Preparação
1) Ligar o forno a 180ºC. Untar uma forma com margarina e polvilhar com farinha (pode ser cacau, também). Reservar.
2) Colocar no copo o cacau com a água e o óleo e programar a 100ºC/vel2/2min. Juntar o açúcar e as gemas e ligar 30seg/vel6. Retirar e reservar.
3) Lavar e limpar o copo, depois colocar a borboleta, juntar as claras e ligar 6min/vel4. Retirar, envolver com o preparado anterior, colocar na forma e levar ao forno durante 40 minutos.
4) Deixar arrefecer, na hora de servir desenformar e decorar a gosto (utilizei açúcar pilé).

Facílimo... rápido... e muito bom!!! Certo?