terça-feira, 19 de maio de 2015

A urgência de apanhar sol e ar livre

Os espaços fechados de casa ou dos centros comerciais, a dependência maior dos aparelhos tecnológicos e dos écrans está a gerar “miopia, uma epidemia global, [que] cresce entre os mais jovens por causa da falta de sol ". E este assunto chamou-me a atenção, desde logo porque estou sempre a querer sair de casa, a querer passear e a fazer esta e aquela descoberta com os meus pequenos... Agora ganhei mais um argumento para sustentar a minha necessidade de viajar, de conhecer, de sair...

Ainda a propósito, gostei da ideia dos chineses, sempre os chineses, que criaram um projeto-piloto de turmas em que foi aumentado o número de horas de exposição solar, “com a criação de uma disciplina de Ar: ‘Durante uma hora e meia têm de vir cá para fora. Não estão a fazer nada, estão a apanhar luz do sol”. Estranho? Eu seria o professor perfeito... Aliás é só fazerem a proposta....

É fantástico andar ao ar livre! Como podemos elevar o espírito se nos fechamos (a nós e as nossas crianças) em tantas caixas: casa, quarto, centros comerciais, luzes artificiais, écrans?

Somos agraciados no país em que vivemos... temos paisagens lindas, temos sítios fantásticos, temos mar, temos campo, temos praias, temos rios... É quase caso para dizer que Portugal não devia ter míopes... É só aproveitar o sol!!! Bora?

Sem comentários:

Enviar um comentário