Não é uma informação nova...muito menos é uma novidade para quem vai acompanhando o setor, mas é uma chamada de atenção para a população em geral...
A diretora do Departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde, Dra. Maria Neira, indicou que «os riscos devidos à poluição do ar são mais importantes do que pensávamos».
A poluição matou sete milhões de pessoas em todo o mundo em 2012, ou seja, foi responsável por 12,5 por cento das mortes nesse ano, tendo tornado-se o «principal risco ambiental de saúde do mundo», indicou a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Na apresentação do estudo onde constam estes dados, a OMS advertiu ainda para a necessidade de uma «ação concertada para melhorar o ar que respiramos» e para a redução das emissões tóxicas, que provocam doenças mortais.
«Os riscos devidos à poluição do ar são afinal mais importantes do que pensávamos em particular no que toca às cardiopatias e aos acidentes vasculares cerebrais», explicou a diretora do Departamento de Saúde Pública da OMS.
Em conferência de imprensa, em Genebra, Maria Neira explicou que há «poucas riscos que tenham um impacto superior sobre a saúde mundial na atualidade que a poluição e o ar».
Quase todos nós conhecemos pessoas que faleceram de ataque cardíaco ou tiveram AVC's assim "do nada"...talvez esteja aqui uma razão para o acontecimento!
Mas no nosso dia a dia preocupamo-nos com o assunto? Acho que não...
É uma triste realidade
ResponderEliminarSónia
Taras e Manias
Concordo plenamente . E custa termos de andar no trânsito e no meio do fumo dos cigarros , pois agora nas ruas e entradas de edifícios , é uma nuvem de fumo que temos que levar com isso , mesmo sem querermos . É triste a mentalidade do Tuga ! Ainda bem que a saúde pública é consciente destes problemas e quer ajudar.
ResponderEliminar