quarta-feira, 19 de março de 2014

Dia de São José


É um dia histórico...

É fantástica a ideia de ser pai de três filhos, sem ter filho do meio... É uma enorme alegria...

As minhas filhas gémeas celebraram pela primeira vez comigo o Dia do Pai e não há melhor sensação do que chegar a casa e ter duas bébes a correrem para mim... Que importante que sou! Fantástico.

Quanto ao Simão, ainda está na barriga da mamã, mas para o ano está cá para as curvas!

Olhando bem para a minha vida penso: Pai,eu, que ainda estou a aprender a ser filho?

Cresci com a sensação de que o dom da paternidade tinha, perversamente, algo que ver com a velhice, embora nunca tivesse percebido se era um resultado dela ou a sua causa...

Os anos passaram e não dei por isso. Não sou velho, nem me sinto velho mas a paternidade modifica um homem. Oh, se modifica...

Um filho torna-nos mais despertos para a realidade, a dura realidade. Somos jovens, sem responsabilidades, somos invulneráveis até ao dia em que nos achamos com um, ou no meu caso, dois filhos nos braços. Então descobrimos um mundo completamente novo. E esta novidade chama-se responsabilidade.

Não posso também esquecer o outro lado deste dia, que é o facto de ser filho, para saudar com enorme afeto o meu querido pai. Acredito que somos extensões dos nossos progenitores e nesse sentido tenho de dar graças por tudo o que o meu pai me deu. Desde a sua paciência até à calma perante a vida que sempre me transmitiu.

Obrigado pai, por tudo!

A propósito deste dia disse, hoje no Vaticano, o Papa Francisco: "Eles [filhos] têm necessidade de vós [pais], da vossa presença, da vossa proximidade, do vosso amor. Sede para eles São José, guardiães do seu crescimento em idade, em sabedoria e em graça, guardiães do seu caminho".

1 comentário: