Sugerir o Algarve sem ser em plena época alta pode parecer um lapso, um óbvio erro de leitura do institucional calendário das tendências...
Contudo, posso garantir que o Algarve de inverno equivale à Lisboa de Agosto pela sua disponibilidade.
É só para nós!!!
Longe do mar, do peixe fresco e das mariscadas habituais, há um Algarve genuíno e hospitaleiro, temperado pela serra e pela terra, onde impera a cozinha de conforto...
Talvez por ter uma casa de família na zona de Albufeira, tenha essa zona mais explorada...Mas hoje venho sugerir/relembrar 5 restaurantes que acho fantásticos!!! A saber:
Monte da Eira, Loulé
O Monte da Eira é um restaurante situado em Clareanes, a 4,5 km de Loulé, em direção a Querença.
O Monte da Eira surgiu num antigo estábulo, pertencente a uma casa outrora agrícola, adaptada para restaurante mas conservando a sua traça original.
Restaurante rústico com ambiente familiar onde na cozinha se preservam os sabores da cozinha tradicional.Dispõe de parque privativo para viaturas, bastante arvoredo em seu redor e uma eira a qual deu origem ao nome deste espaço.
Tem três salas e um bar de apoio.
Nos dias de bom tempo e nas noites de Verão, pode desfrutar da esplanada ao ar livre.
A Charrette, Monchique
Na vila de Monchique, junto aos Paços do Concelho (Câmara Municipal), situa-se o restaurante A Charrette, com ementa recheada de propostas regionais servidas em quantidade e em qualidade.
A decoração conserva vestígios da utilização primitiva deste espaço - uma mercearia. Aqui ninguém fica indiferente ao cozido de couve à Monchique, à calatróia, à assadura e ao borrego estufado. O mesmo acontece com as sobremesas.
Excelente carta de vinhos.
A Tia Bia, Loulé
Fica no sopé da serra do Caldeirão, e para lá chegar é preciso percorrer todo um emaranhado de curvas. Mas vale a pena o desvio.
A pensão-restaurante Tia Bia, instalada numa casa centenária, é um espaço simples e acolhedor, com loiças penduradas nas paredes e azulejos pintados à mão que evocam elementos da cultura local.
Recomendo as migas doces como sobremesa...É brutal!!!
Adega Vila Lisa, Portimão
A relação do Vila com a restauração, prende-se com a necessidade degustativa dos sabores autênticos, genuínos e simples, dos produtos.
Por outro lado, conhecendo a sua região, o Algarve, a sua cultura e a raiz mediterrânica que lhe está subjacente, para relacionar estes dois elementos, há uma necessidade de pesquisa e conhecimento que o conduziu a uma atitude de partilha: dar a conhecer uma cozinha que se afirma na nobreza da sua simplicidade e diversidade, foi o objectivo.
A Adega Vila Lisa surge neste contexto de procura de uma cozinha verdadeiramente algarvia.
Uma surpresa... O visitante nunca escolhe a ementa. Senta-se e vai degustando os sabores e aromas de uma
cozinha colectiva e anónima.
Veneza, Albufeira
Por aqui a carne é rainha; peixe só por encomenda...
O ambiente é rústico, acolhimento familiar e sabores regionais!
A sopa de feijão, um dos ex-líbris da casa, ocupa lugar permanente na ementa.
A par do bem comer, bem se bebe.
Ao todo, incluindo algumas outras bebidas, são mais de 2800 referências, que tanto podem ser consumidas no espaço ou levadas para casa.
Não conheço nenhum deles, mas acredito que sejam muito bons! :)
ResponderEliminarBeijinhoooo*
www.flordemaracuja.pt
O Veneza pareceu-me bem castiço
ResponderEliminarSónia
Taras e Manias