terça-feira, 20 de outubro de 2015

Palmiers

Esta é uma receita que pode ser muito simplificada se comprarmos a massa folhada. Mas como gosto de desafios e de aprender, arrisquei fazer eu próprio a massa e a "coisa" correu bem. Impressiona usar quase tanta quantidade de manteiga como de farinha mas também não como massas folhadas assim muitas vezes, por isso aqui fica a sugestão de uma tarde bem passada com a certeza que no fim toda a família vai saborear os palmiers com um sorriso de orelha a orelha...

Ingredientes:
(Massa Folhada)
500 gr de farinha tipo 65 mais q.b. para polvilhar Espiga
250 gr de água
1 colher de chá de sal
400 gr de manteiga Loreto
(Palmiers)
2 colheres de sopa de açúcar Sidul
Açúcar em pó q.b. para polvilhar

Preparação
(Massa Folhada)
1. Colocar no copo a farinha, a água e o sal e misturar 15 seg/vel6. Retirar e deixar descansar cerca de 20 minutos.
2. Numa superfície ligeiramente polvilhada com farinha e com a ajuda de um rolo, estender a massa e formar um retângulo com aproximadamente 50x32 cm. Distribuir a manteiga na zona central do retângulo. Dobrar em três partes iguais sobre a manteiga e rodar 90º de modo a que a parte dobrada fique do seu lado esquerdo. Estender de novo em retângulo. Dobrar em três partes iguais e levar ao frigorifico a descansar cerca de 20 minutos. Repetir este processo mais duas vezes até perfazer um total de 6 voltas, tendo o cuidado de virar a massa sempre para o mesmo lado. A cada duas voltas é necessário colocar no frigorifico a descansar durante 20 minutos.
(Palmiers)
3. Polvilhar uma superfície com farinha, estender a massa, polvilhar com açúcar, marcar o meio do retângulo e enrolar a parte das extremidades mais compridas até ao centro da massa. Levar ao congelador cerca de 15 minutos.
4. Pré-aquecer o forno a 200ºC. Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal.
5. Com uma faca afiada cortar tiras com 1 cm de espessura, dispor no tabuleiro, polvilhar com o açúcar em pó e levar ao forno a 200ºC cerca de 15-18 minutos. Retirar e deixar arrefecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário