sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Renovei o stock de abóboras

Por mais que me queiram dar a volta continuo sempre a pensar no mesmo... o melhor do Halloween é a diversidade de abóboras que há nas bancas dos mercados por esta altura... é impressionante!!
Em Portugal temos a tradição do Pão por Deus que é muito mais interessante que o Halloween, que não tem nada a ver connosco! Como podem bruxas, aranhas, vampiros e caveiras ser mais aliciantes que um bolinho típico especialmente confeccionado para este dia, sendo à base de farinha, erva doce, mel (noutros locais leva batata doce e abóbora) e frutos secos como passas e nozes?

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Queres ser o pior cego?

 
Diz o povo que o pior cego é o que não quer ver e se pensarmos no assunto constatamos que a nossa vida está cheia de tentativas de desculpabilização para a falta de coragem em assumir os nossos deveres. Fingimo-nos cegos a tantos que sofrem ao nosso redor. Inventamos desculpas como a «falta de tempo» ou a «falta de visão» - "Não vi"; "Não sabia"; "Não dei por isso"; "Ando ocupado"; "Demasiado trabalho"... E não entendo poque tem que ser assim...
Há cegueiras com muitos nomes. As nossas atitudes estão cheias de individualismo, egoísmo e egocentrismo. Tantas vezes, vivemos para a autorrealização que deixa o outro de fora. Quantas vezes, em busca do sucesso da carreira profissional, esquecemos a família e os amigos? "Vendemo-nos" facilmente, por momentos de fama tão momentâneos e fugazes... Exploramos outros para a nossa "sobrevivência" pública... "Compramos" sucesso que não nos faz mais humanos, antes pelo contrário.
É necessário ver, pedir para ver, estar atentos aos que nos rodeiam...

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Sessões gratuitas de teatro infantil

As Cenas ao Domingo estão de regresso com sessões gratuitas de teatro infantil que prometem animar as manhãs de domingo dos mais pequenos.
Começam já este domingo, com "Os três Mosqueteiros", das 12h00 às 13h00. A fantasia vai tomar conta do Freeport

"Eram uma vez os três
Os famosos moscãoteiros
Do pequeno Dartacão
Tão bons companheiros..."
lá, lá, lá!!!
Bom fim de semana!!

Abriu a caça ao Coelho...

Cavaco Silva indigitou, e bem, Pedro Passos Coelho como primeiro ministro e logo os partidos de esquerda vieram a terreiro mostrar a sua indignação. Imagine-se, por ventura, o que seria se o PCP ou o BE ganhassem algum dia as eleições e um Presidente da República não lhes desse o direito de governar... Era o fim do mundo, claramente. Passos Coelho tem todo o direito a formar governo, pois ganhou as eleições. Ponto.
Continuo a achar que António Costa foi a grande desilusão destas eleições. Antes, durante e depois das mesmas. Sai-lhe tudo ao lado. Tinha o senhor como um bom valor político, mas agora está bem lá no fundo da lista. Desde o imbróglio Seguro, que achou que ia ganhar as eleições com maioria absoluta e que não seria necessário esforçar-se muito para o desiderato. Enganou-se e forçou o PS à situação em que está... Devia ter-se demitido no dia das eleições e só aí, como uma nova figura aos comandos é que acharia lógico alguma negociação com os partidos à esquerda. Assim, não faz qualquer sentido negociar com quem sempre passou a vida a atacar-se, só para caçar coelhos... haja paciência! 

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Leva-me aos fados

E levo, sim senhora!! E vai ser já hoje... e se a Ana Moura cantar este fado faço uma festa:

Chegaste a horas
Como é costume
Bebe um café
Que eu desabafo o meu queixume
Na minha vida
Nada dá certo
Mais um amor 
Que de findar me está tão perto

Leva-me aos fados
Onde eu sossego
As desventuras do amor a que me entrego
Leva-me aos fados
Que eu vou perder-me
Nas velhas quadras
Que parecem conhecer-me

Dá-me um conselho
Que o teu bom senso
É o aconchego de que há tempos não dispenso
Caí de novo, mas quero erguer-me
Olhar-me ao espelho e tentar reconhecer-me

Não é mais um site de encontros...


Se és solteiro(a), católico(a) e pretendes casar-te, então hoje nasce um site para ti. O datescatolicos.org veio para ajudar os católicos portugueses a encontrarem a sua cara metade. Mas é para a vida, ok?

E este ser para a vida faz toda a diferença... em relação aos outros sites de encontros que já proliferam por aí... Nunca fui cliente de nenhum, nem sei como funcionam mas achei nos propósitos dos criadores deste site algum conteúdo. Tenho sempre muitas reservas em relação a conhecimentos no mundo cibernético. Contínuo a achar que os olhos nos olhos são muito mais eficientes mas pode ser que, por esta via, se formem mais casais para a vida... porque a sociedade precisa deles!

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

É para avançar#4

Dou muito valor a solas que não fiquem todas deformadas ao fim de uns dias e de umas utilizações... as botas Palladium cumprem todos os requisitos que aprecio neste tipo de calçado... Acabei de comprar o meu terceiro par. Estou feliz!!!

São assim as pessoas...

Uma das principais artérias da minha cidade estava toda esburacada e remendada, claramente a precisar de uma repavimentação. Todos os que por lá passavam se queixavam... Agora que as repavimentações começaram e que o trânsito está um caos, lá vêm os de sempre queixar-se novamente por isto, por aquilo, por aqueloutro... Oh, almas!!!

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Palmiers

Esta é uma receita que pode ser muito simplificada se comprarmos a massa folhada. Mas como gosto de desafios e de aprender, arrisquei fazer eu próprio a massa e a "coisa" correu bem. Impressiona usar quase tanta quantidade de manteiga como de farinha mas também não como massas folhadas assim muitas vezes, por isso aqui fica a sugestão de uma tarde bem passada com a certeza que no fim toda a família vai saborear os palmiers com um sorriso de orelha a orelha...

Ingredientes:
(Massa Folhada)
500 gr de farinha tipo 65 mais q.b. para polvilhar Espiga
250 gr de água
1 colher de chá de sal
400 gr de manteiga Loreto
(Palmiers)
2 colheres de sopa de açúcar Sidul
Açúcar em pó q.b. para polvilhar

Preparação
(Massa Folhada)
1. Colocar no copo a farinha, a água e o sal e misturar 15 seg/vel6. Retirar e deixar descansar cerca de 20 minutos.
2. Numa superfície ligeiramente polvilhada com farinha e com a ajuda de um rolo, estender a massa e formar um retângulo com aproximadamente 50x32 cm. Distribuir a manteiga na zona central do retângulo. Dobrar em três partes iguais sobre a manteiga e rodar 90º de modo a que a parte dobrada fique do seu lado esquerdo. Estender de novo em retângulo. Dobrar em três partes iguais e levar ao frigorifico a descansar cerca de 20 minutos. Repetir este processo mais duas vezes até perfazer um total de 6 voltas, tendo o cuidado de virar a massa sempre para o mesmo lado. A cada duas voltas é necessário colocar no frigorifico a descansar durante 20 minutos.
(Palmiers)
3. Polvilhar uma superfície com farinha, estender a massa, polvilhar com açúcar, marcar o meio do retângulo e enrolar a parte das extremidades mais compridas até ao centro da massa. Levar ao congelador cerca de 15 minutos.
4. Pré-aquecer o forno a 200ºC. Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal.
5. Com uma faca afiada cortar tiras com 1 cm de espessura, dispor no tabuleiro, polvilhar com o açúcar em pó e levar ao forno a 200ºC cerca de 15-18 minutos. Retirar e deixar arrefecer.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Para a vida ser bela...

É muito comum desejarmos poder e importância, e se não tivermos parece que a nossa vida é miserável. Contudo, a arte de viver para o outro, numa atitude de serviço, é que nos devia verdadeiramente preencher. E a propósito, inspira-me o que se dizia no filme “A vida é bela”, de Roberto Benigni: “Servire è l'arte suprema; Dio è il primo servitore”. Sim, “Deus é o primeiro servidor”! E seguir o seu exemplo torna, não só a vida, mas tudo mais belo.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Dia Mundial da Alimentação

Se é verdade que somos aquilo que comemos é bom começar a educar as nossas crianças para a relação entre a saúde oral e a alimentação. Achei o cartaz do projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares) muito interessante.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

O Belcanto já é o 25º melhor restaurante na Europa

Foram hoje conhecidos os Best Fine Dining Restaurants in Europe e o Belcanto, que já tinha sido eleito o 91.º melhor restaurante do mundo em maio, volta a ser galardoado com um honroso 25.º lugar. Parabéns!!!
Volto a insistir, vale a pena conhecer o espaço, nem que seja uma vez na vida...

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Tivéssemos todos esta atitude...

“É um momento especial. Não estou satisfeito, quero sempre mais. Sou o único que tenho quatro Botas de Ouro, mas quero mais, quero ganhar a quinta, a sexta”, disse Cristiano Ronaldo durante a cerimónia da entrega da Bota de Ouro, referente à época 2014/15, que decorreu em Madrid.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Vida de faraó

Creio que muitas vezes se vive como se fôssemos faraós e levássemos para o outro mundo todas riquezas e luxos que nos rodearam em vida. Para quê toda a azáfama em acumular, em ter? Para quê?

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Tarte de Maçã

Parece que vai estar mau tempo no fim de semana... deixo uma sugestão!!!

Ingredientes:
6 maçãs reinetas
Sumo de 1 limão
1 ovo
2 gemas
150 g açúcar Sidul
130 g manteiga
10 g vinho do porto Offley
170 g farinha tipo 55 Espiga
2.5 c. chá de fermento p/ bolos Royal
1 pitada de sal
açúcar em pó, q.b. p/ polvilhar

Preparação:
1. Pré-aquecer o forno a 180°C.
2. Descascar as maçãs, cortá-las em quartos e de seguida laminá-las finamente sem chegar até a baixo, regar com o sumo do limão e reservar.
3. Colocar no copo o ovo, as gemas e o açúcar e programar 2min/37°C/vel4.
4. Adicionar a manteiga e o vinho do Porto e misturar 6seg/vel4.
5. Adicionar a farinha, o fermento e o sal e programar 15seg/vel3.Deitar numa forma de fundo removível, colocar em cima os quartos da maçã laminada uns ao lado dos outros, com a parte cortada para cima.
6. Levar ao forno cerca de 30 minutos. Picar com um palito ao centro. Se sair limpo é porque está cozido. Retirar do forno, deixar arrefecer, desenformar e polvilhar com açúcar em pó através de um passador.

Eu acho fantástica...

Preikestolen

Quero conhecer... um dia!

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Pensamento rápido sobre as legislativas 2015

Quando António Costa iniciou o golpe de Estado no PS, na ressaca das europeias que os socialistas, de António José Seguro, ganharam com uma diferença de 3,75%, disse que: “Quem ganha por poucochinho é capaz de poucochinho.”
Ontem, depois de perder as legislativas, falou como se fosse o maior e o verdadeiro herói socialista... Haja pachorra...

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Votar, precisa-se...

Amanhã é que é o dia da reflexão para as legislativas mas eu faço-a já hoje... Garantiam os "paineleiros" que este Governo não chegaria ao fim. E, afinal de contas, o Governo chegou ao fim, atingindo algo que nunca tinha acontecido: é a primeira vez que uma coligação (PSD+CDS) completa o mandato em 40 anos de democracia. 
Durante este tempo vários profetas da desgraça se enganaram nas suas previsões. E arrisco dizer que domingo a coligação PàF pode vencer, mais uma vez contrariando aqueles que me rodeiam... maiorias absolutas não vão existir mas acredito que possam vencer novamente. Aliás, há um ano, esta hipótese era descartada pelos tais "paineleiros". Agora parece que é mesmo uma hipótese com ares de verídica. Veja-se que todas as sondagens indicam o mesmo e não acredito que todas estejam erradas.  Este facto não é mérito das palavras do Passos Coelho, nem dos fatos do Paulo Portas, mas por demérito do PS.
O PS pode perder as eleições depois de 4 anos de austeridade liderada pelo Governo por várias razões. À cabeça, a PàF é a única solução que oferece estabilidade. A esquerda não se entende e o PCP será sempre um bloqueio a coligações. Depois o PS geriu muito mal duas pastas: a de Seguro (abandonado à sua sorte) e a de Sócrates (o PS nunca o abandonou). E as pessoas que podiam votar PS não entendem estes assuntos e afastaram-se. Por fim, as pessoas também sabem que um governo PS não poderá ser muito diferente da governação bicéfala de Passos Coelho e Paulo Portas. E assim, para quê mudar de urso, quando já sabemos o que a casa gasta?
Por fim, no pouco que fui acompanhando da campanha o PS insistiu sempre que estes quatro anos que passaram foram tempo perdido. E, poxa, não podem ter sido!!! Os sacríficios nunca podem ser em vão, têm sempre de fazer sentido. E nesse sentido tenho que olhar para o futuro com optimismo. A sociedade está a mudar; as exportações cresceram, há um regresso à produção, há esperança em imensos setores, há luz ao fundo do túnel.
Mas à parte destes raciocínios, que valem o que valem, o que conta mesmo é ir à urna e votar... 

Até fiquei em sentido...

...quando liguei o computador e no e-mail tinha uma mensagem com o título "Piolhos"...
Abri e tinha apenas esta informação... Uffaaa... respirei fundo...
Enfim, coisas de pai...

Ps. Não imagino nenhum dos meus filhos com piolhos!!!! Blhack...

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Encontro marcado no sítio do costume...

No pouco tempo que tenho para pesquisar e ver séries, Gotham conquistou-me desde o primeiro episódio. Estreia hoje a segunda temporada e eu vou lá estar... queres vir?