"Salva-Te a Ti mesmo; se és Filho de Deus, desce da cruz.” Mt 27, 40
Os dias de Páscoa são intensos. Não são pesados ou dolorosos mas têm uma profundidade diferente de todos os outros.
Com o Domingo de Ramos, dá-se início à Semana Santa...
...e somos convidados a refletir nos grandes contrastes da vida humana.
Neste domingo recorda-se a exaltação que na cidade de Jerusalém os amigos e admiradores de Jesus lhe proporcionaram: “Hossana ao Filho de David!” e “Bendito o que vem em nome do Senhor!”, foram manifestações de júbilo perante a presença de Jesus de Nazaré, naquele dia proclamado como o Cristo, o Ungido de Deus.
Contudo logo me lembro do abandono, da traição e da fuga que haveria de acontecer na noite do Getsemani, e que se celebra na 6.ª Feira Santa. Os que O exaltaram na entrada triunfal de Jerusalém, são os mesmos que O abandonaram perante os gritos manipulados diante da mente confusa e perplexa de Pôncio Pilatos: “Crucifica-O!”.
Atualmente, a celebração de Ramos tem dois momentos: o primeiro, em que é feita a bênção dos Ramos, e o segundo, em que se realiza uma missa, altura em que se faz uma reflexão sobre a Morte e Ressurreição de Jesus. Na celebração, os ramos de oliveira (ou de palmeira) são abençoados e levados pelos fiéis para ser colocados em cruz nas suas casas, como sinal de compromisso com Cristo e simbolizando a força da vida e a esperança da ressurreição.
Nunca sabemos quando vivemos a última Páscoa e é importante saber abraçar a vida e encontrar-lhe sentido mesmo quando uma contrariedade nos parece querer deitar por terra... Recentemente li em algum lado que ”o importante é não morrer antes do tempo” ou, como também diz o poeta Sebastião da Gama “Que a Morte, quando vier, / não venha matar um morto”!
Por isso, viver por dentro estes dias, é sempre aprender que é possível amar mais e melhor. Que o fim torna-se princípio, e convida a um passo mais largo. Que todos os caminhos de paixão se fazem com outros, e com Ele, que naquela Páscoa começou a inventar tantos modos de se fazer presente!
Por esta altura convido a visitar a Semana Santa de Braga!!!É Super marcante...Fica a dica!!
Confesso que nao sabia a história
ResponderEliminarSónia
Taras e Manias
À parte se ser ou não crente a história é interessante...
EliminarO que é Domingo de Ramos? Nunca ouvi falar...
ResponderEliminar:)
ResponderEliminarSentido de humor apurado...
EliminarNão é sentido de humor. Nunca ouvi falar em domingo de Ramos.
Eliminar