quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Doce da minha casa

Basta pesquisar por "doce da casa" e logo aparecem milhares de receitas... finda a refeição num qualquer restaurante e após solicitar a carta de sobremesas, o doce da casa aparece sempre no cardápio... doce da casa deve ser sempre algo que não nos deixe ficar mal, que seja simples e, o mais importante, que saiba bem...
No fim de semana recebi uma caixa grande de pêssegos biológicos e comecei logo a pensar no doce "da minha" casa que já não fazia há algum tempo... A receita pode ser feita com pêssegos em calda mas, de facto, não é a mesma coisa... Nestes dias quentes sabe mesmo bem e a criançada também gosta muito... Super rápida de fazer, mas se for feita de um dia para o outro ainda fica melhor...

Ingedientes
400 gr de pêssegos sem pele nem caroço (ou em alternativa uma lata grande de pêssegos em calda)
200 gr de bolachas doces a gosto (costumo utilizar a tradicional bolacha Maria)
6 dl de natas Mimosa com 35% de gordura
Meia lata de leite condensado Néstlé

Preparação
1) Colocar as natas no congelador durante 30 minutos.
2) Triturar as bolachas na Bimby durante 10seg/vel9. Reservar.
3) Cortar os pêssegos em pedaços 5seg/vel4. Reservar.
4) Limpar o copo da Bimby e colocar a borboleta.
5) Bater as natas durante 2min/vel4.
6) Misturar o leite condensado com as natas previamente batidas durante 10 seg/vel5.
7) Num recipiente fundo, dispor camadas alternadas da mistura de natas, bolacha e pêssegos, sendo que a última camada deve ser de bolacha.
8) Levar ao frio até servir e depois decorar com uma metade de um pêssego.

Tão fácil quanto isto... O segredo está na qualidade dos pêssegos... Agora é só passar um bom momento em família ou com amigos... Bom apetite!

terça-feira, 25 de agosto de 2015

O Asa morreu...

A sensação de poder estar sentado na praia de Galápos, ou noutra, a observar o mar e de repente, no horizonte, poder avistar uma família de golfinhos é digna de ser registada na memória por muitos e bons anos. Felizmente já me aconteceu.
Sou daqueles que o observar a natureza me torno muito mais produtivo... liberta-me imenso do stress acumulado e funciono muito melhor... bastam 10 minutos de contemplação.
O Asa era um dos roazes corvineiros mais velhos do estuário do Sado e foi encontrado morto na segunda feira.  Tinha 45 anos bem vividos. Mas ainda assim, é uma notícia triste. Muito se tem feito pela qualidade de vida no estuário do Sado mas ainda é preciso mais... A comunidade de golfinhos do Sado é única e contínua ameaçada por diversos fatores, como a procura cada vez maior para os observar demasiado perto e a própria poluição que ainda vai resistindo... Por exemplo, é incrível como as pessoas continuam a deixar lixo na areia das praias, que inevitavelmente vai parar ao mar. Já foram inventados os contentores do lixo há muitos anos... e muitas praias até já têm ecopontos... Nada justifica a falta de civismo...

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Ovos mexidos com alheira

Gosto muito de alheiras... isto dito assim até dá vontade de rir, mas adiante... Alheiras de Mirandela (produto tradicional português), ovos e salsa são três ingredientes que casam muito bem e que resultam numa entrada perfeita sem comprometerem o cozinheiro ou aspirante a tal...

Ingredientes
1 alheira
1 colher de chá de salsa picada
1500 gr de água
5 ovos

Preparação
1) Colocar no copo a água, o cesto com a alheira e programar 15min/100º/Vel1. Reservar.
2) Retirar a pele à alheira e cortar em pedaços.
3) Numa frigideira a quente, colocar a alheira, a salsa e os ovos previamente batidos com pimenta q.b. (não adiciono sal porque considero suficiente o sal da alheira), mexendo sempre.
4) Misturar tudo e servir quente com umas fatias de pão.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Podia ser minha mãe

Podia ser a minha mãe pois têm a mesma idade, mas não é... e ainda bem porque não trocava a minha adorável progenitora por nenhuma outra. Mesmo com invejável forma física...
A revista Harper’s Bazaar convidou Sharon Stone para uma sessão fotográfica a preto e branco onde a atriz aparece sem roupa — à excepção de um colar da Tiffany e de um par de sapatos da marca Jimmy Choo.
Esta é a segunda vez que posou nua para uma revista. A primeira foi há mais de 25 anos e desde aí muita coisa mudou na sua vida pessoal. Em 2001, a atriz de 57 anos sofreu um AVC que lhe desfigurou parte do rosto e a obrigou a reaprender a andar, falar e ler.
E é aqui que a senhora tem o seu mérito porque a dado momento confessa à revista que hoje em dia se sente mais sensual na sua pele e que esta sessão fotográfica foi mais fácil de fazer do que a primeira: “A certo ponto começas a perguntar a ti própria: ‘o que é ser sexy?’. Não é só a altura do teu peito. É estar presente, divertires-te e gostares de ti própria. Se eu acreditasse que ser sexy é o que eu era no Instinto Fatal, então todos estaríamos a ter um dia difícil. Agora estou mais forte e mais direta." 
Quantos de nós, perante as adversidades da vida deitamos a toalha ao chão e não nos queremos levantar? Quantos de nós passamos horas a chorar pelos cantos passando ao lado da vida? Quanta rabugice em vez de sorrisos?

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Missão Impossível: Nação Secreta

Puro entretenimento... Confesso que este tipo de filmes não são o meu género preferido. Gosto de filmes que transmitam mensagens, que acrescentem valor à minha vida... Geralmente, baseados em factos reais... Mas a Missão Impossível: Nação Secreta vê-se bem. Tom Cruise (Ethan Hunt) mantém a forma e muito do que é o filme depende da sua interpretação. Sem ele o filme não teria o mesmo impacto. Sabe bem viajar desde a Ópera de Viena até Marrocos, passando pela bucólica Londres. Ponto alto, a voz do vilão Sean Harris (Salomane Lane)... Não vou comentar mais... Muito bom!

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Projeto ReDuna

Depois do festival O Sol da Caparica ter terminado, e com as crianças completamente esgotadas, nada melhor que dar um saltinho à praia só para ver o mar e ganhar inspiração para uma nova semana.
Este verão já nada tem a ver com o "verão" de junho e as temperaturas da água, do ar, e a bandeira amarela disso são nota mais que suficiente. Contudo o projeto ReDuna é tão interessante que vale a pena ir conhecê-lo de perto. Este projeto está decorrer nas praias de São João da Caparica, é uma iniciativa municipal, e visa promover a restauração ecológica e a recuperação do sistema dunar.
As dunas são barreiras físicas naturais, essenciais para proteger o litoral da ação dos ventos e das ondas, e limitar o avanço da linha de costa. São também zonas de elevada importância ecológica, onde habitam várias espécies de animais e plantas. O objetivo do projeto ReDuna é aumentar a capacidade de retenção das areias, tornando o cordão dunar mais resistente à erosão provocada pelo vento e pelo mar.
A aliar à vertente ambiental, sabe muito bem desfrutar da esplanada e da vista do Praia Sea, Salt and Pepper. Um espaço novo, requintado, bem decorado e onde a cozinha tem a assinatura do Chef Olivier. Os momentos em família são aqueles que nos fazem mais ricos, mais felizes, melhores pessoas...

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Sol da caparica

Aqui vou eu
para a costa
aqui vou eu cheio de pica
de Lisboa vou fugir
vou pó sol da caparica

Cantavam os Peste & Sida em 1989 e agora canto eu...

O festival Sol da Caparica começou ontem no parque urbano da Costa de Caparica, em Almada, e a organização promete muita música, até sábado. Linda Martini, The Legendary Tigerman, Jorge Palma, PAUS, Xutos & Pontapés, Richie Campbell, Camané, Resistência e DJ Marfox são alguns dos projetos presentes. Mas aquilo que verdadeiramente gosto neste festival é o dia domingo que é dedicado às crianças e às famílias. Que outro festival pensa nas crianças? E nas famílias? O bilhete para este dia custa 2 euros e as crianças até aos 6 anos não pagam. Vais ficar em casa?

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Há cabanas fantásticas#10

O meu pequeno bebé tem dado noites muito más... não sei o que tem. Talvez os dentes molares a nascer...ou então, talvez sonhos... O que os bebés sonham é um mistério. No fundo, eles não contam e não há exames que permitam entrar dentro das suas cabeças. Mas, os especialistas na matéria asseguram, com toda a certeza, que sonham. E muito. Muito mais do que um adulto. Enfim, o que é certo é que chora várias vezes durante a noite e claro que os sonos revitalizantes não acontecem... Juntando o trabalho do trabalho com o calor que tem estado e a mistura é quase explosiva...
Mas como o adulto também sonha, e eu em particular sonho muito, dou por mim a pensar na Praia del Carmen, no México, e nesta cabana fantástica que existe no Rosewood Mayakoba Resort e que um dia hei-de conhecer...

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

É para avançar#3

Toalhas de praia há muitas mas esta é mesmo muito interessante... A marca é portuguesa, é feita à mão, amiga do ambiente (claro!), o formato é super original e tem uma bolsa resistente à água para guardar o telemóvel e um bom livro, por exemplo.

A juntar a estas características que já por si são fantásticas, como pai de três filhos ainda destaco mais duas grandes vantagens: são maiores que as toalhas convencionais (185x110 cm) e mais leves (pesam 620 gr)... ao fim de um dia de praia, cheio de brincadeiras, todas as gramas que carrego às costas a caminho de casa contam...

Portanto, também quero experimentar um triângulo diferente... tryvertty...

terça-feira, 11 de agosto de 2015

O meu orgulho

Temos um monte de imperfeições. E no meu caso o orgulho é uma delas. Foi preciso que alguém me apontasse esse defeito para que o pudesse de facto assimilar e assim, a custo, tornar-me numa pessoa mais humilde. É bom ter por perto alguém que nos aponte o dedo. Mas mais do que quem nos aponte os erros, precisamos de quem nos ame e ensine a amar. De quem nos perdoe, nos ajude e esqueça o nosso mal. E até se esqueça que nos perdoou! É aqui que está o desafio...
Mas, para alguns, perdoar não é esquecer. Perdoam na condição de deixar bem evidente no outro o sinal da imperfeição. Contabilizando para si mais um perdão.
É muito mais fácil e cómodo apontar o dedo e condenar. Até mesmo quem não é culpado. Não se distingue o erro (que é sempre censurável) daquele que errou (que deve sempre ser compreendido), até porque esse processo deixa a ilusão de que esse juiz é superior àqueles que rebaixa. Ser justo implica ser capaz de aceitar também o que o outro tem a dizer-nos a respeito das nossas faltas. Devemos sempre escutá-lo. Mesmo quando não nos perdoe, não nos ajude e se recorde do mal em nós.
Digo-o por experiência própria que as palavras duras de um amigo são sinal de lealdade e cuidado, o beijo e/ou o abraço do inimigo não.
Quando descobrimos algo de errado em alguém, é muito frequente que essa pessoa pareça perder todo o seu valor e, assim sendo, o melhor é fecharmo-nos na nossa perfeição. Ora, não só nós estamos longe de ser perfeitos, como também a solidão egoísta é um gesto grave de orgulho. Todos erramos. É nisso que somos todos iguais.
O ser perfeito não existe, não está ali ao virar de uma qualquer esquina... Também não se consegue mudar o mundo de uma vez, mas podemos fazer a nossa parte.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

A época não acabou aqui, começou aqui...

Se o maestro diz, eu confio...

"O Benfica perdeu contra o Sporting uma final da Supertaça. Não é a isto que o Benfica está habituado. Hoje perdemos e não é isto que queremos. Queremos ganhar sempre. Hoje não deu, mas temos a época toda para o fazer. A época não acabou aqui, começou aqui e estamos prontos para o que vier".

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Frentes ribeirinhas

Quantas cidades conheces com duas frentes ribeirinhas? Pois é a minha cidade tem essa particularidade... e mais está em festa. Hoje começam as Festas do Barreiro 2015... Belo pretexto para passares por cá... e apreciares a vista sobre Lisboa... e já agora reparares no enorme trabalho que se tem feito para valorizar as frentes ribeirinhas, que tanta cor dão à cidade... 

Publicidade que irrita

Não percebo a necessidade que os homossexuais têm em dizer que o são e a fazer publicidade disso... o mesmo não se aplica aos heterossexuais... quem é que é heterossexual e anda por aí a dizê-lo aos quatro ventos? Que lobby brutal... 

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Não às portas fechadas

O discurso do Papa, que a comunicação social tanto gostou de replicar e de enviesar, pode ser lido na íntegra aqui...  O Papa Francisco consegue sempre ser muito claro e muito transparente na mensagem que quer transmitir... Infelizmente conheço vários casos de casais que se divorciaram e se auto afastaram da Igreja... Ninguém os excomungou... Não às portas fechadas!  Por outro lado, muitos casais, sem prática cristã, têm o desejo de casar pela Igreja, algo que também é criticável... Quem casa pela Igreja, casa para a vida. E essa é a mensagem da Igreja, e que nunca poderá mudar. E que é crente sabe isto... A problemática surge quando não crentes casam pela Igreja porque a cerimónia é bonita, pura e simplesmente... Aí surgem os problemas...

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Sopa de feijão encarnado e abóbora do campo

Os dias estão super quentes e nada convidativos a sopas... mas a sopa é uma excelente forma de colocar as crianças e também os adultos a comer legumes e/ou leguminosas... Assim, aproveitei duas latas de feijão encarnado que tinha na dispensa há algum tempo e juntei-lhe abóbora do campo que tinha no frigorífico. Um toque final com uns croutons de pão de forma sem côdea que tinha comprado para experimentar nos pequenos almoços das gémeas quando estão em modo birra (volta e meia, não querem tomar pequeno almoço, vá-se lá entender aquelas cabecinhas pensantes!)... o resultado final ficou interessante...

Ingredientes
2 latas de feijão encarnado pequenas Compal
1 cebola
3 dentes de alho
400 gr de abóbora
Sal q.b.
800 gr de água
15 gr de azeite
Croutons de pão de forma sem côdea

Preparação
1) Colocar no copo da Bimby a cebola e os dentes de alho e picar 5seg/vel5;
2) Adicionar 300 gr de feijão encarnado cozido, a abóbora, a água e o sal. Programar 15min/100º/vel1;
3) Quando terminar o tempo programar 1min/progressivamente vel3/5/7;
4) Adicionar o azeite e programar mais 10seg/vel1;
5) Juntar o restante feijão e servir com os croutons.

Fácil, económica, saudável e saborosa... Afinal todos os momentos em família sabem tão bem...

Escola pública ou privada... eis a questão...

Este é um assunto sobre o qual muito há a dizer... muitas teorias mas poucas certezas.. contudo a educação escolar dos nossos filhos é um tema ao qual devemos dar muita atenção. A publicação Educação em Números 2015 disponibilizada aqui permite analisar e constatar algumas diferenças entre público e privado.

Numa análise rápida ao documento nota-se logo uma desigualdade gritante no que toca à percentagem de chumbos. Na escola pública, os valores de retenção chegam a ser o quádruplo das taxas registadas no ensino privado. Este facto acontece logo no 2.º ano de escolaridade... Algo que impressiona!

As minhas filhas estão em idade pré-escolar e este ano voltaram a não ter vaga no ensino público. E como consequência continuarei a apostar no ensino privado... Mas sinceramente só hesito entre um sistema e outro porque tenho três filhos e tenho que pensar nas mensalidades... algo que pesa muito no orçamento familiar... porque senão não hesitaria. O ensino privado tem mais condições físicas, professores mais motivados, pais mais empenhados e, pelos vistos, melhores resultados em todos os níveis escolares!

Sempre estudei no ensino público e sempre tive bons resultados mas penso que nesses tempos não havia tantos stresses como existem hoje em dia e isso preocupa-me muito! Ninguém disse que ser pai era fácil, pois não?

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Vistas da minha cidade#8

Não é um espetáculo? Um dia as frentes ribeirinhas desta cidade serão super valorizadas... o potencial é imenso e a vontade (minha) é muita...

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

As segundas feiras sabem-me tão bem...

Um pai de três crianças tem direito a dizer que as segundas feiras sabem bem, não tem? Acabei de chegar ao meu trabalho depois de mais uma ida ao pediatra... aqui não há choros, não há birras, não há termómetros, não há medicamentos, não há xaropes, não há supositórios, não há sopas, não há legumes, etc... pelo menos que eu saiba!!! Eheheh....