terça-feira, 17 de março de 2015

Bolinhas de bacalhau com queijo azul

Há rankings para tudo e mais alguma coisa... mas se há campeonato em que Portugal bate todos os recordes é no consumo do bacalhau. E por esse facto, não é de estranhar que surjam mil e uma maneiras de cozinhá-lo... às vezes apetece-me comer bacalhau mas não me apetece fazê-lo das formas convencionais... À Zé do Pipo, com natas, espiritual, à Brás ou simplesmente assado...

Inspirado por mais uma receita do blog Sweet Gula, que recomendo vivamente, resolvi inovar e acho que encontrei mais uma forma de comer bacalhau... O queijo azul dá um sabor forte, intenso e que aconselho a quem gosta mesmo de queijo... a Amêndoa dá um toque especial...
Aqui fica a receita.

INGREDIENTES
500 gr de batatas "fritar"
150 gr de bacalhau
100 gr de queijo azul
2 ovos pequenos 
sal q.b.
pimenta q.b.
150 gr de amêndoas laminadas

PPREPARAÇÃO
1) Inserir a borboleta. Colocar no copo a batata, a água, o sal e programar 20min/100°C/vel1;
2) Pré-aquecer o forno a 180ºC;

3)Com um garfo ou um esmagador de batata, reduzir as batatas a puré e reservar;
4) Colocar no copo o bacalhau e desfiar 4seg/vel4;
5) Desfazer em pedaços o queijo azul e juntar ao bacalhau. Misturar 10seg/vel2/colher inversa.
6) Ao bacalhau e ao queijo juntar o puré de batata e os ovos ligeiramente batidos. Misturar tudo 10seg/vel2/colher inversa e temperar com sal e pimenta a gosto.
7) Com o preparado, formar pequenas bolas e passá-las pela amêndoa laminada.
8) Colocar as bolinhas num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e levar ao forno cerca de 25 minutos ou até que as amêndoas comecem a dourar.

É uma entrada perfeita ou então também pode ser um excelente pretexto para um picnic em família ou com amigos... assim o tempo lá fora o permita!!!

6 comentários:

  1. Isso parece-me mesmo bem, muito original a receita! Acho é que trocava o queijo azul por outro, porque acho muito forte :)
    Bj S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso gostar de queijo azul...mas hei-de experimentar com um queijo mais simples... afinal Portugal tem queijos fantásticos, certo?

      Eliminar
  2. Obrigado pela visita... e pelo comentário!!!

    ResponderEliminar